Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Medidas preventivas reais contra acidentes

Pessoas que trabalham com altura precisam estar sempre atentas, bem treinadas e utilizando equipamentos de total segurança para evitar acidentes que, muitas vezes, podem ser fatais. Para que problemas em relação a segurança desses profissionais sejam evitados é preciso tomar algumas medidas preventivas que auxiliam em trabalhos destas características.

Essas medidas são obrigações que tanto a empresa como o funcionário deve tomar, pois grande parte dos acidentes acontecem por erro humano.

Veja as principais medidas preventivas que devem ser tomadas

 Analisar a capacidade do trabalhador

 É de obrigação da empresa analisar se determinado funcionário realmente está apto ou não, para realizar determinada função, atividade ou exercício, assim como também é preciso que o próprio funcionário deixe claro suas dificuldades, que podem ser voltadas aos problemas físicos que possam influenciar em alguma ação.

Quando citamos sobre a capacidade do trabalhador não é em relação apenas a qualidade do serviço prestado, mas sim em relação ao estado de saúde desse funcionário. Uma pessoa que sofre de labirintite, por exemplo, não é considerada apta para realizar trabalho em altura. O sugerido é sempre realizar uma prévia análise da capacidade desse funcionário em relação a esses pontos.

Realizar treinamentos para capacitação desses funcionários

 É fundamental e também obrigação da empresa oferecer treinamentos de forma periódica para suas equipes. Treinamentos esses que irão ajudá-los a realizar bem suas funções de uma forma que tenham a compreensão das ações que evite acidentes. Mesmo para os funcionários que trabalham a muito tempo com funções de risco, é preciso realizar treinamentos apresentando novas formas de realizar esse trabalho.

Hoje em dia, como citamos acima, grande parte dos acidentes que acontecem em relação a trabalho em altura o erro maior é considerado humano. Por isso, é de suma importância manter esses funcionários sempre bem treinados.

Faça trabalhos com supervisão

 Todo trabalho realizado em altura precisa ser feito com supervisão e essa supervisão é definida por meio de todas as análises de risco que o trabalho apresenta. Na sua empresa é preciso ter pessoas responsáveis pela análise desses trabalhos para que seus funcionários estejam atentas a todos os possíveis pontos cruciais como um todo. Nessa análise preliminar de risco é preciso ter vários pontos importantes, são eles:

  • Condições meteorológicas do dia do trabalho.
  • Risco de queda de materiais.
  • Isolamento e sinalização ao redor do local do trabalho.
  • Sistema de comunicação com trabalhador disponível.

Esses são apenas alguns dos pontos que devem ser levados em conta quando for fazer a APR.

Utilização de equipamentos de trabalho em altura

 Esse também é um ponto extremamente importante e que não podemos deixar de citá-lo, pois sem esses equipamentos é impossível que o trabalhador consiga realizar sua função de forma eficaz. Esses equipamentos precisam ser adquiridos em lojas próprias de produtos para serviços de riscos. Os que são utilizados para trabalho em altura são:

  • Cinturões de segurança
  • Trava-quedas
  • Talabartes de ancoragem
  • Fator de queda
  • Sistema dos cinturões

Para comprar os melhores equipamentos trabalho em altura entre no site da Poliftema, uma loja que conta com produtos seguros e de total confiança. Além disso, clique aqui para navegar mais no blog e conhecer um pouco mais sobre trabalhos de risco, inclusive sobre insalubridade.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta