Fábrica própria SP/BRASIL

Montagem e desmontagem de andaimes: qual a maneira mais adequada?

Montagem e desmontagem de andaimes: qual a maneira mais adequada?

A Norma Regulamentadora de número 18 prevê que toda atividade profissional que precisar ser realizada em alturas maiores que dois metros de um nível inferior, e com risco de queda, precisa cumprir os deveres de segurança. Essas regras valem para o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e para a montagem e desmontagem de andaimes.

O que são os andaimes?

Os andaimes são estruturas montadas para acessos em pontos de alturas elevadas, facilitando o trabalho de quem precisa subir em determinadas alturas, como em atividades dentro do segmento de construção civil e para a limpeza e manutenção predial.

Eles podem ser montados por diferentes tipos de materiais. Os andaimes mais comuns são feitos de madeira, mas também podem ser feitos de outros materiais, como o alumínio e o aço.

A APR para o serviço de montagem e desmontagem de andaimes

A Análise Preliminar de Risco (APR) é uma avaliação feita previamente com o objetivo de localizar todos os possíveis riscos envolvidos na montagem e desmontagem dos andaimes.

Essa análise é realmente muito importante. Saber quais são os riscos envolvidos em uma determinada atividade pode evitar muitos acidentes, mas, além disso, é essencial que os trabalhadores estejam conscientes sobre a importância da APR. A partir do momento em que os funcionários compreendem a necessidade da APR, fica mais fácil garantir um ambiente seguro e transparente, no qual as informações se tornam acessíveis, proporcionando, dessa forma, um trabalho mais seguro para todos os presentes.

Como manter a segurança depois de aplicar a APR

Uma das ferramentas essenciais para se ter um modelo eficaz de segurança do trabalho é a Análise Preliminar de Riscos, mas somente formatar, documentar e orientar os funcionários não é o suficiente. É preciso mais do que isso. A empresa precisar ficar atenta a cada detalhe para garantir que as normas de segurança estejam sendo cumpridas na realização do trabalho.

É importante destacar que cada segmento e atividade demanda equipamentos próprios e, muitas vezes, diferenciados para a proteção, portanto é normal que a Análise Preliminar de Riscos sofra alterações de acordo com as necessidades encontradas. Mas, independentemente da situação, o importante é sempre seguir os padrões que proporcionem a segurança do trabalho.

Os EPI’s são de extrema importante para quem trabalha nas alturas

Os equipamentos de proteção individual são obrigatórios para qualquer atividade que ofereça algum risco, e para quem trabalha na montagem e desmontagem de andaimes não é diferente. Trabalhadores que realizam suas atividades nas alturas precisam sempre dispor de equipamentos de segurança, priorizando a prevenção de acidentes. Por isso, é de extrema importância que a empresa sempre faça rondas para verificar se todos os funcionários que exercem essas atividades estão usando os equipamentos de segurança.

Dessa forma, concluímos que a melhor maneira de realizar a montagem e a desmontagem de andaimes é possuindo e usando os equipamentos de segurança corretos para a atividade em questão. Qualquer outra opção é perigosa e não recomendada.

Tenha os melhores equipamentos de segurança para os seus trabalhadores com a Polifitema

Polifitema é uma empresa que oferece soluções em equipamentos para movimentação de cargas e elevação de cargas. A empresa já possui mais de 20 anos de mercado, oferecendo sempre o melhor. O catálogo de produtos contempla equipamentos como cintos e talabartes.

Acesse o blog e tenha mais informações relevantes sobre a segurança de seus trabalhadores!



Deixe uma resposta