Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Na onda da tecnologia: como minha empresa pode se adaptar?

A tecnologia tem um poder de influência muito grande sobre a vida das pessoas, sejam físicas ou jurídicas. Por esse motivo, é importante que todos se ajustem aos novos modelos e busquem, principalmente, aprender a lidar com o universo digital, uma vez que ele está presente no cotidiano tanto do mundo corporativo quanto dos indivíduos em particular. 

Os avanços tecnológicos vêm causando grandes transformações nos âmbitos pessoal e profissional. A tecnologia virou uma forte tendência em todos os campos de atuação, até porque por meio dela as empresas perceberam o quanto os processos produtivos e as tomadas de decisões se tornaram mais fáceis e ágeis. 

Dentre todos esses avanços, surge a indústria 4.0. Mas o que é isso? No ano de 2011, esse novo modelo de indústria foi apresentado pela primeira vez em um evento, ou seja, em uma feira de tecnologia na cidade de Hannover, Alemanha. Também conhecida como a última revolução industrial. 

Vantagens da indústria 4.0 

A indústria 4.0 conta com uma combinação de tecnologias, as quais permitem às organizações tornar melhor todos os processos de produtividade por meio de plataformas que são totalmente integradas de manufaturas avançadas. É importante ressaltar que todas essas estruturas são mantidas por tecnologias em nuvens. 

Nesse caso, percebe-se que a grande vantagem de tudo isso é que as indústrias podem ser beneficiadas por meio da agilidade com que os procedimentos são realizados no dia a dia, além disso aumenta a colaboração da equipe como um todo, o que ajuda no aumento da produção e lucratividade. 

Com a tecnologia da indústria 4.0, as empresas poderão obter uma cadeia produtiva mais eficaz e totalmente conectada com o mundo digital, o que possibilita ao gestor maior controle de todos os dados, possibilitando uma velocidade mais expressiva no processo das atividades cotidianas.

Por meio dessa nova tendência, todos os procedimentos relacionados às atividades envolvendo setores diferentes poderão ser gerenciados de forma integrada, por meio de sistemas ciber-físicos que poderão permitir as intercomunicações de modo simples e seguro, além dos impactos positivos como:

  • Tomada de decisão mais rápida;
  • Total transformação na estrutura industrial;
  • Inovação na produtividade;
  • Redução de custos desnecessários;
  • Aumento do controle do setor produtivo. 

Além desses pontos positivos, a indústria 4.0 permite diversas vantagens, conheça alguma das principais disponibilizadas por essa excelente tecnologia. 

Operação em tempo real

Por meio de um grande banco de dados oriundo da produção, há um maior controle das informações de modo rápido, seguro e automático. 

Descentralização

Nesse caso, essa tecnologia permite tomadas de decisões de acordo com as necessidades do momento. Além disso, prevê falhas nos equipamentos, o que pode contribuir para um diagnóstico mais ágil, permitindo redução de tempo das máquinas paradas por possíveis danos.

Integração das operações

As indústrias poderão contar com uma infraestrutura mais eficiente, com capacidade para ajustar de forma simples e segura o contato com seus fornecedores e clientes, permitindo a eles maior confiabilidade em relação à empresa e aos serviços por ela ofertados. 

Percebe-se que as indústrias estão diariamente em constante movimento, o que não é diferente na indústria 4.0. Portanto, vale lembrar que a tecnologia é uma peça fundamental para um melhor controle de rotas, rastreios e segurança de cargas. 

Nesse sentido, é visto que a tecnologia está aliada aos diversos equipamentos de apoio, como lingas e correntes, fitas, ganchos para amarração de cargas, entre outros. Por esse motivo, é primordial que a empresa esteja sempre a par sobre o que há de novo no setor de atuação. Além disso, é essencial que a organização possa contar com um estoque otimizado por equipamentos para movimentação.

A Polifitema é uma empresa especializada em diversos modelos de equipamentos de segurança, como lingas e correntes. A empresa tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar todas as expectativas. 

Veja mais: O que são EPIS | Lista de verificação | Como fazer amarração

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta