Fábrica própria SP/BRASIL

O que considerar ao realizar a atividade de elevação de carga?

O que considerar ao realizar a atividade de elevação de carga?

A atividade de elevação de carga é muito importante para a logística de construções, mudanças e muitas outras situações. Porém, ela também pode ser muito perigosa caso os profissionais não tomem os cuidados necessários relacionados à segurança da prática.

Para auxiliar nessa questão, preparamos um artigo para que você considere todas as questões importantes antes de realizar a elevação de carga na sua empresa. Acompanhe!

Dicas de segurança para o levantamento de cargas

Por mais que o cuidado e a atenção dos profissionais que fazem o levantamento de cargas seja importante, existem algumas questões mais técnicas que fazem toda a diferença no quesito segurança. Veja as principais dicas para não se descuidar nesse sentido:

Qualidade dos materiais e componentes

Primeiramente, é essencial que todos os equipamentos, materiais, ferramentas e componentes utilizados na elevação de carga sejam da melhor qualidade possível. Por ser uma prática que demanda materiais resistentes, o içamento deve ser acompanhado de equipamentos como a eslinga tubular, eslinga redonda, leg colorida e cinta plana, por exemplo.

Todos esses equipamentos devem ser adquiridos em empresas de confiança para que a segurança seja mantida em primeiro lugar, o que implica comprar máquinas fabricadas de acordo com as normas técnicas brasileiras e com materiais de alta resistência e durabilidade. Isso faz com que a segurança e a integridade da carga, e principalmente dos profissionais envolvidos na atividade, seja preservada.

Uso de EPIs

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são essenciais para manter a segurança dos profissionais que atuam com o levantamento de cargas. Esses equipamentos devem ser disponibilizados pela própria empresa e ter sua utilização sempre incentivada. 

Existem também os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), que protegem a equipe como um todo, bem como as pessoas que transitam pelo local. Tanto os EPIs quanto os EPCs devem estar onde a atividade irá ocorrer, de modo que os postos de trabalho estejam sempre abastecidos com tudo o que é preciso para assegurar a segurança no momento da execução do trabalho.

Capacitação técnica dos profissionais

Não basta ter os melhores equipamentos de trabalho e de segurança se os profissionais que efetivamente realizam o levantamento de cargas não souberem como utilizá-los. Assim, é preciso que todos os colaboradores passem por treinamentos e testes para ensinar e comprovar o conhecimento que possuem a respeito da prática de içamento e da segurança envolvida em cada serviço realizado.

Para que isso seja possível, a empresa também deve fornecer capacitações técnicas para seus colaboradores, de modo que o trabalho seja sempre realizado por quem de fato conhece o que está fazendo.

Conheça o trabalho realizado pela Polifitema

Contar com equipamentos adequados e de qualidade é vital para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, a Polifitema é especializada em fornecer equipamentos resistentes, versáteis e fabricados de acordo com as normas se segurança exigidas pelos órgãos fiscalizadores. A empresa conta com linhas completas de equipamentos para amarração e elevação de carga, trabalho em altura, entre outros. Entre no site e veja todos os produtos disponíveis!



Deixe uma resposta