Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

O que seu trabalhador deve priorizar ao fazer uma obra?

É importante deixar claro que riscos e acidentes podem acontecer em qualquer tipo de profissão. Contudo, em algumas delas os riscos aumentam e as consequências dos acidentes apresentam uma profundidade maior. Em razão disso, o uso de equipamentos que minimizem esses riscos é essencial em qualquer tipo de atividade.

A construção civil está entre os ambientes de trabalho em que mais acontecem acidentes e apresentam risco. Devido às atividades desenvolvidas nesse setor, o uso de equipamentos de segurança é de extrema importância.

É necessário cumprir as normas de regulamentação e buscar sempre fazer a manutenção preventiva dos equipamentos, dentre muitas outras ações que podem ajudar na segurança do trabalho em obras civis.

Porque a segurança em uma obra é importante?

Tudo que estiver ligado à segurança em uma obra de construção civil é de extrema importância para o bom desenvolvimento do projeto. É obrigação da construtora zelar pela saúde e bem-estar dos trabalhadores que atuarão no processo dessa obra. Esse cuidado com a segurança gera muitas vantagens, principalmente com relação à produtividade, resultando em entregas mais rápidas.

Uma gestão qualificada e bem estruturada em uma obra garante o sucesso do aumento da produção, seja a obra de grande porte ou não. A gestão desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento da obra. As entregas são realizadas com qualidade, os acidentes são reduzidos e as doenças ocupacionais também. Isso tudo acarreta em aprovações legais e economia de recursos.

Dicas para aumentar a segurança nas obras

É necessário ter alguns cuidados importantes para garantir a segurança nos canteiros de obra. Confira algumas dicas:

Planejamento:

a primeira coisa que precisa ser feita é o planejamento da obra. Na realização do planejamento, é necessário incluir os gastos com a segurança e também se preocupar em fazer uma análise de riscos da obra que será feita. Já pode se evitar muitos acidentes com esse primeiro passo.

Normas de segurança:

existem normas regulamentadoras para cada setor profissional. A instituição precisa procurar as normas regulamentadoras que se encaixam ao seu setor e colocá-las em prática da maneira correta. É importante estudar cada norma com atenção e aplicá-la conforme a atividade desenvolvida.

Conscientização e fiscalização:

muitas vezes, os trabalhadores não têm consciência do risco que sua atividade proporciona. Por isso é tão importante investir em treinamentos que tenham o objetivo de conscientizar o Depois disso, é necessário fazer a fiscalização dos colaboradores e garantir que eles tenham entendido a importância da segurança na rotina de trabalho.

Uso de equipamentos de segurança adequados:

de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industria da Construção e do Mobiliário (Contricon), grande parte dos acidentes está diretamente relacionada à falta de uso dos equipamentos adequados de segurança. O uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) é muito importante e precisa ser obrigatório a todos os funcionários, se atentando sempre para a qualidade da certificação. É importante lembrar, também, que esses equipamentos necessitam de manutenção preventiva, garantindo, assim, o uso regular.

Tenha equipamentos de segurança de qualidade com a Polifitema

O uso de equipamentos de segurança é uma regra que precisa ser seguida com assiduidade e precisão. É essa regra que permite que a integridade física do trabalhador permaneça intacta. Investir, portanto, nesses equipamentos gera resultados positivos para o empregador e, consequentemente, para o seu negócio.

A Polifitema é uma empresa que se preocupa com a segurança e fornece equipamentos de qualidade, garantindo assim a satisfação dos seus clientes. Por isso, tem consciência da importância dos EPIs e da sua utilização em qualquer tipo de atividade.

 

 Veja mais: Equipamentos para trabalho em altura | O que é insalubridade | Olhal

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta