Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Obras: o cinto de segurança pode ser o mais importante para esse tipo de trabalho

Empresas que trabalham no setor de obras passaram a investir com mais frequência nos EPI’s (equipamentos de proteção individual) com o objetivo de garantir o bem-estar, segurança e a saúde dos seus colaboradores.

Imprevistos com acidentes podem surgir de repente, fora os danos que podem causar e levar ao afastamento do colaborador. A organização é obrigada a fornecer equipamentos de segurança para todos os funcionários em que as funções a eles atribuídas os expõem a situação de risco.

O uso do cinto de segurança é primordial durante a realização de atividades acima de 2 metros de altura, o colaborador é obrigado a usar equipamento de segurança no âmbito de suas funções, de acordo com as normas NR-06 do Ministério do trabalho (TEM), e da ABNT NBR 15836/2011.

No setor de construção civil, o uso do cinto de segurança é muito importante para evitar possíveis acidentes, uma vez que o trabalho é realizado sempre acima do solo. Esse equipamento foi desenvolvido para tarefas em alturas como nas obras e construções, entre outras atividades que exija o uso desses equipamentos.

Construção civil e a importância da utilização do cinto de segurança

O cinto de segurança tem a função de evitar que o trabalhador sofra algum tipo de acidente como uma queda, por exemplo, já que a função por si só oferece riscos. Por esse motivo que as empresas no ato da contratação desses funcionários disponibilizam o equipamento de proteção individual.

Ao fornecer os equipamentos necessários aos colaboradores, o empresário está garantindo a segurança deles como também da empresa, evitando situações que levem a instituição a indenizar alguém. Portanto cabe a empresa substituí-los quando necessário, pois esses equipamentos devem estar sempre em bom estado.

Conheça alguns riscos de trabalho e como as botas de PVC podem ser útil

Assim como o uso do cinto de segurança é indispensável nas obras de construção civil, não podemos descartar a importância da utilização das botas que também são para proteger e evitar contaminação e riscos à integridade física e mental do trabalhador, evitar possíveis acidentes e futuras consequências entre organização e funcionários.

Riscos Físicos

Estes riscos estão relacionados a ionizantes, calor, frio, vibrações, umidade e ruídos. No treinamento é imprescindível que o colaborador receba essas informações, para assim facilitar a segurança.

Riscos Biológicos

O trabalhador fica exposto a fungos, bactérias, microrganismos e outros. Os colaboradores da sua empresa que forem sujeitas a esse risco precisam de proteção redobrada contra as contaminações.

Riscos Químicos

Este tipo de risco está incluso agentes como gases e poeira. Cabe a empresa investigar possíveis produtos tóxicos que possam causar danos à saúde esegurança dos seus funcionários. Por isso, é necessário disponibilizar sempre os melhores equipamentos de segurança.

A Polifitema é uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual como os equipamentos para trabalhos em altura, todos contando a qualidade e a confiabilidade que o mercado exige. E o seu objetivo é oferecer sempre os melhores equipamentos produzidos com matéria-prima da mais alta qualidade.

Clique aqui para navegar mais no blog da Poliftema e descobrir muitas outras informações relacionadas a segurança do trabalhador.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta