Fábrica própria SP/BRASIL

Orientações para aplicar o agendamento de carga e descarga

Orientações para aplicar o agendamento de carga e descarga

O processo de carga e descarga pode ser complicado em alguns casos, fazendo com que muito tempo seja perdido para completar essa tarefa. Algumas ações podem ser feitas para descomplicar e otimizar este processo, como, por exemplo, o agendamento de carga e descarga, que tem o objetivo de organizar a movimentação de carga e descarga para que o trabalho seja feito de forma eficiente. Os agendamentos são feitos de acordo com cada tipo de local e demanda.

Além disso, a Lei 13.103/15 diz que o veículo pode executar o processo de carga e descarga em um prazo máximo de cinco horas. O prazo inicia-se no momento em que o motorista chega ao local. Os processos de carga e descarga que não forem realizados de acordo com a Lei 13.103/15 serão multados, o que gera prejuízos financeiros para transportadora.

A falta de organização nessa atividade é um dos principais problemas. Para ajudar no desempenho dessa função, reunimos algumas dicas para que você possa se planejar melhor! Confira nossas sugestões para aplicar à carga e descarga.

Organize o processo e se mantenha atento às informações

A desorganização de informações, ou a falta delas, pode atrapalhar o processo de carga e descarga.  Como a demanda é grande, alguns motoristas podem coletar/entregar cargas em locais ou horários errados, o que bagunça todo o fluxo da função. A orientação é que o funcionário sempre tenha as informações precisas a respeito dos horários de coleta/entrega e pontos de entrada/saída para carga e descarga, evitando atrasos. Em casos de agendamento, busque cumprir com o combinado e, se possível, chegue um pouco mais cedo. Esteja com os documentos a serem apresentados em mãos. Dessa forma, você otimiza seu tempo.

Monte estratégias funcionais

O motorista deve ser estratégico para executar a carga e descarga, quanto mais ágil e organizado for, melhor será o resultado. Evite desperdiçar tempo. Procure agrupar coletas segundo suas semelhanças, como, por exemplo, endereço da descarga e tamanho da carga.

Com essa organização, você pode fazer um cronograma que facilite seu trabalho. Organizar cargas por tamanho, por exemplo, vai evitar que você perca tempo com deslocamento de cargas maiores para alcançar as menores e vice versa. Ter uma estratégia como essa economiza um tempo valioso.

Confira a carga com antecedência

Quando o motorista sai com a carga, ele se torna o responsável pela descarga, ou seja, ele deve garantir que a carga correta seja entregue no local e horário corretos. Por ser uma grande responsabilidade, é necessário conferir se não há nada de errado com a carga, como algum tipo de avaria.

Essa atitude simples evita com que enganos sejam cometidos, o que pode causar prejuízos para as transportadoras e problemas na hora da descarga. Confira as instruções de armazenamento de cada carga, as embalagens e as quantidades descritas nas notas antes de sair, assim, você não perde tempo tendo que voltar caso algo esteja errado.

Escolha equipamentos de qualidade para realizar a movimentação de cargas

O processo de movimentação de cargas também é importante para garantir uma carga/descarga eficiente. O transporte de carga requer que componentes e equipamentos de qualidade sejam usados para garantir a segurança da carga e do motorista durante o trajeto. Cada tipo de carga, caminhão ou modal vai precisar de um equipamento adequado, e você pode encontrar todos esses itens na Polifitema.

Conheça a linha de produtos para movimentação de cargas da Polifitema

A segurança é algo que precisa ser colocado sempre como prioridade! A Polifitema oferece soluções em equipamentos para movimentação de cargas, elevação de cargas e outros. Acesse o site e saiba mais sobre a importância da cinta de amarração e dos demais produtos e equipamentos para movimentação de cargas. Transporte suas cargas com segurança, conte com a Polifitema e seus produtos de alta qualidade!

Veja mais: ​Fábrica de EPI ​- ​Trava Quedas​ – ​Trabalho em altura



Deixe uma resposta