Fábrica própria SP/BRASIL

Os 4 erros logísticos que podem prejudicar sua empresa

Os 4 erros logísticos que podem prejudicar sua empresa

O gerenciamento logístico de uma empresa é vital para que esta se mantenha lucrativa e continue entregando os resultados esperados. Um erro logístico, normalmente, significa a perda de dinheiro e de oportunidades com novos clientes.

Alguns dos erros mais comuns nesse campo, entretanto, podem ser facilmente evitados. A seguir, você encontrará dicas sobre os principais pontos de atenção a respeito da logística de sua empresa e possíveis soluções para cada problema.

Quais são os principais erros logísticos? 

Erros no gerenciamento da logística de uma empresa podem ser um golpe fatal na credibilidade dentre os clientes, assim como um tremendo desperdícios de recursos humanos e financeiros. Por isso, ter atenção aos erros mais comuns é muito importante.

Manter uma frota ociosa

Uma pesquisa publicada pela revista científica Power Systems Research aponta que o índice de ociosidade da frota é de 10% a 15% para 21% dos entrevistados. Por que isso é um problema? Um veículo parado não gera lucro algum para sua empresa, mas ainda requer cuidados de manutenção constantes.

Para evitar o prejuízo de uma frota sem atividade, o planejamento é essencial, assim como o estudo das demandas de mercado. Uma outra possível solução para o problema está na contratação de motoristas autônomos.

Não estabelecer indicador-chave de desempenho

Popularmente conhecidos como KPIs, esses indicadores nada mais são do que métricas específicas para a medição apurada dos processos. Estão, entre os KPIs que podem ser aplicados na logística, as entregas dentro do prazo, tempo de carregamento e descarregamento, taxa de dificuldade de entrega e tempo de processamento de pedidos.

Com esses indicadores, ficará mais fácil entender a rentabilidade e eficiência da maioria dos processos performados pela sua empresa.

Não automatizar processos

Processos manuais, além de demorados, estão mais sujeitos à imprecisão humana. A automatização de processos, portanto, pode ser muito benéfica, independentemente do porte da empresa.

Uma empresa que quer melhorar seus resultados e ser mais lucrativa não pode ignorar os recursos tecnológicos disponíveis. O uso de um software de gestão de frotas, por exemplo, pode ser de grande ajuda no gerenciamento de rotas eficientes, combustível e prazos de entrega.

Não investir em equipamentos de qualidade

O uso de equipamentos de má qualidade para movimentação de carga é um dos principais erros de empresas logísticas e pode ser também um dos mais custosos. Erros durante esse processo podem ser fatais em mais de um sentido, afinal, além de causar grandes prejuízos financeiros e de reputação, colocam em risco a vida do condutor e de todos envolvidos na operação logística.

Portanto, a fim de evitar acidentes, é extremamente importante que sejam utilizados equipamentos adequados e de qualidade. Elementos como a cinta de amarração de carga e cabos de fixação não devem ser vistos como oportunidades de economizar ou cortar custos. O preço a ser pago em decorrência de uma tentativa de “economia” pode ser alto demais.

Conheça a Polifitema

A Polifitema é uma empresa com 28 anos de tradição no mercado de equipamentos de segurança e movimentação de cargas em diferentes ambientes. Nós oferecemos soluções muito eficientes em elevação de cargas, cinta de amarração de carga e também equipamentos de segurança individuais para trabalho em altura.

Conheça nossas soluções para a segurança da sua empresa e dos seus funcionários.

Veja mais:​ Cinto de Segurança Paraquedista​ – ​Cinta para carga​ – ​Içamentode Carga



Deixe uma resposta