Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Os principais cuidados no transporte de carga seca

Todos os produtos não perecíveis são carga seca, ou seja, não correm risco de estragar, podendo ser transportados em qualquer horário e independente das condições climáticas. Isso tudo sem o risco de causar danos à carga.

Exemplos de alimentos não perecíveis que são carga seca são: óleo, arroz, feijão e açúcar. Devido à sua durabilidade e, também, não há a necessidade de serem conservados em condições especiais. Além de alimentos, os produtos de limpeza, higiene pessoal, itens de beleza, ferramentas, dentre outros, também são carga seca. Muitos dos materiais utilizados na construção civil também fazem parte do grupo de cargas secas.

O transporte desse tipo de carga impacta diretamente o desenvolvimento econômico do País, por ser responsável em fazer o abastecimento e a distribuição dos produtos por supermercados, comércios, lojas de materiais de construção e muitos outros segmentos. O transporte dessas mercadorias é encaixotado ou paletizado.

Cuidados importantes no transporte de carga seca

Existem alguns cuidados importantes na hora de fazer o transporte de cargas secas, e saber como realizar esse processo de maneira correta é essencial na garantia da qualidade dos serviços de logística da empresa.

Qualidade do baú

Mesmo com sua durabilidade e sem precisar de muitos cuidados especiais, a carga seca não pode ficar muito tempo ao sol ou durante a chuva. Por isso é importante ficar atento à carroceria e ao baú do transporte, garantindo que seja bem fechado e vedado. Impedindo, dessa forma, que o produto perca sua qualidade. Para que tudo corra bem, ter um baú de qualidade e verificar se ele irá garantir a integridade do produto até o destino, é fundamental.

Segurança da carga

A grande parte dos produtos de carga seca possuem valor alto, em razão disso, essa carga pede mais segurança em comparação às cargas tradicionais. Então, priorize contratar transportadoras que possuem rastreamento da carga. Isso vai contribuir na hora de localizar a carga, em caso de extravio de mercadoria.

Escolha o veículo adequado

Para prevenir qualquer tipo de dano à carga, é fundamental fazer a escolha correta do veículo, sendo adequado para realizar o transporte de cargas secas. Os veículos mais adequados para esse tipo de mercadoria são: caminhão truck, carreta e caminhão toco. Independente de qual for a escolha pelo setor de logística, é preciso sempre estar atento à manutenção dos veículos, a fim de evitar acidentes ou problemas durante o percurso.

Embalagens

A embalagem do produto também interfere em sua integridade, por isso, no caso das cargas secas, o ideal é que elas sejam embaladas e armazenadas em caixas, e depois sejam lacradas. Antes da saída do transporte, é importante averiguar se a mercadoria está bem acomodada e se as embalagens estão corretas, sem risco de futuras avarias.

Contrate uma transportadora de qualidade

Mesmo sendo uma carga resistente, contar com ajuda de profissionais do setor de logística para que o transporte seja realizado com eficiência é sempre importante. Existem transportadoras totalmente especializadas nesse tipo de transporte, com uma equipe qualificada para fazer essa distribuição por todo o País. Isso oferece confiança e garantia de que as cargas irão chegar em seu destino de forma correta e que o serviço será feito de maneira totalmente profissional.

Além desses cuidados, é importante saber organizar a carga, conhecer suas especificações e prezar pela segurança do transporte, tanto antes quanto depois. Ter equipamentos específicos para o transporte de cargas é necessário, pois isso irá contribuir com o baixo índice de danos nas mercadorias.

Preze pela segurança de sua carga com a Polifitema

O transporte de cargas precisa acontecer com segurança e cuidado, priorizando a mercadoria transportada e os profissionais que realizam o transporte. Por esse motivo, contar com equipamentos específicos e de qualidade, é essencial.

Na Polifitema, é possível encontrar todos os equipamentos que garantem a segurança de sua carga, como o gancho para amarração de cargas

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta