Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Os principais cuidados para movimentação de cargas com produtos perigosos

Precaução nunca é demais, principalmente quando segue as exigências legais. Tomar medidas para garantir a segurança dos seus funcionários e de todos que trabalham na organização é dever da empresa, principalmente quando a carga segue com produtos que oferecem riscos diversos.

É normal no dia a dia se ver diversos veículos transportando materiais perigosos que colocam a vida de quem está transportando os produtos e de outras pessoas que possam, por acaso, estar próximo deste transporte em condições de vulnerabilidade. O que não é nada agradável.

Movimentando cargas com produtos perigosos

A empresa deve tomar medidas de precauções antes mesmo de o condutor do transportador iniciar as atividades a ele confiadas.  É importante cumprir as normas de segurança que são exigidas por lei. Zelar pela segurança de todos que fazem parte da corporação, além de pessoas secundárias que podem ter algum tipo de contato com a carga.

Outro ponto que não pode deixar de dar atenção é o tipo de produto que será conduzido, pois nem todas as pessoas sabem distinguir quando a carga oferece algum tipo de risco. Veja abaixo alguns tipos de produtos perigosos.

  • Explosivos;
  • Gases;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Substâncias oxidantes e infectantes;
  • Itens radioativos;
  • Substâncias

Entre esses tipos de produtos existem vários outros com a mesma proporção de perigo para o homem, de forma geral. O que não pode acontecer é fechar os olhos para o assunto que trás grandes preocupações e conta com a máxima atenção e cuidado no momento de fazer o transporte.

Qual procedência deve ser tomada quanto aos cuidados no transporte e manuseio de produtos perigosos?

 O manejo e transporte de cargas com produtos de alto risco devem ter muita atenção e cautela, uma vez que as normas regulamentadoras desse tipo de transporte são muito cautelosas e alertam sobre os riscos causados aos seres humanos e também para a empresa no sentido financeiro, sem contar as possíveis punições.

Quanto ao veículo que fará o transporte, é importante que esteja provido de equipamentos de proteção individual para o funcionário que será responsável pelo trâmite de transportar o produto, não podendo jamais esquecer do kit de primeiros socorros.

Treinamento

O colaborador designado para tal tarefa tem deve ter realizado algum curso de movimentação de produtos que oferecem algum tipo de risco e deve ter ciência dos danos que pode sofrer ao ter contato direto com o produto.

É da responsabilidade da empresa oferecer cursos que possam auxiliar os profissionais de como lidar com a situação, principalmente para os recém contratados.

Com a capacitação dos profissionais responsáveis por este tipo de transporte, a empresa e o colaborador estarão mais seguros, pois ambos saberão como agir e tomar as devidas providências no caso de uma situação de risco. Portanto é preciso estar sempre atento a qualquer sinal de alerta.

O ideal antes de colocar o funcionário para manusear ou transportar cargas de produtos perigosos é encaminhá-lo para um bom treinamento para instruí-lo melhor sobre o trabalho que irá desenvolver e como agir diante de situações que o coloque em estado vulnerável.

Dentro do centro de treinamento, ele irá aprender todas as técnicas de precauções utilizadas em possíveis acidentes. Sendo assim, será possível antecipar-se aos possíveis riscos apresentados.

A Polifitema é uma empresa especializada em equipamentos de segurança individual como o gancho para amarração de cargas e muitos outros. A empresa tem como objetivo atender manter sempre a boa parceria com todos os seus clientes.

Saiba Mais

Conheça os riscos trabalho em altura

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta