Fábrica própria SP/BRASIL

Os principais cuidados que todo caminhoneiro precisa ter com seu caminhão

Os principais cuidados que todo caminhoneiro precisa ter com seu caminhão

Saiba quais são os principais cuidados que se deve ter com o caminhão e como encontrar equipamentos para transporte de cargas, como manilha para corrente, pela internet. 

Caminhões se diferenciam entre si e cada modelo tem suas próprias demandas e exigências. De toda forma, existem regras gerais que todo o caminhoneiro deve ter com relação ao seu caminhão, a fim de manter a segurança e o bom funcionamento de seu veículo de trabalho.

Saiba mais: Os principais cuidados no transporte de carga seca.

Principais cuidados para se ter com o caminhão:

Manutenção dos sistemas

Todos os sistemas de um veículo precisam de manutenção periódica. O sistema de freios, por exemplo, é mais complexo no caso dos caminhões, sendo necessário ficar atento à validade das pastilhas. 

Além disso, lonas também se desgastam e devem ser verificadas constantemente. 

Outra questão importante diz respeito à pressão do sistema hidráulico, já que um pequeno vazamento pode ocasionar perda dos freios, o que é grave e pode ser fatal. 

A fim de preservar o bom funcionamento do caminhão, continue realizando a manutenção de todas as peças. Esse cuidado básico garante a vida útil de seu instrumento de trabalho e a segurança das pessoas que trafegam pela estrada (além do próprio motorista). 

Respeitar a capacidade

O caminhão, assim como cada equipamento de movimentação de cargas (esteiras, elevadores, guindastes, manilha para corrente), tem uma capacidade máxima para suportar o peso e volume das cargas. 

Nesse sentido, os operadores do processo de transporte, inclusive o motorista, devem estar cientes disso, e prezar por trabalhar com certa folga, ou seja, abaixo do limite.

Exceder a carga, além de perigoso, pode causar um desgaste desnecessário aos equipamentos, e consequente gastos com manutenção. 

Além disso, é preciso investir em equipamentos para amarração de cargas que sejam adequados e resistentes para suportar algumas jornadas.

Atente ao transporte de mercadorias

Outro cuidado que é preciso ter com um caminhão de carga diz respeito ao tipo de produto que será transportado pelo veículo. Nesse sentido, é preciso garantir:

  • O isolamento das cargas unitárias para evitar que se choquem durante a viagem;
  • A separação de acordo com os tipos de produtos, em vista de facilitar o transporte e evitar acidentes;
  • A proteção das cargas mais frágeis e maiores, fazendo uso de objetos almofadados para garantir a integridade física do que está sendo transportado. 

Investir em tecnologia

É fundamental investir na manutenção periódica do caminhão e, também, na renovação dos equipamentos de movimentação. 

Equipamentos e aparelhos antigos logo se tornam obsoletos e, ao permanecerem no caminhão, acabam gerando maiores despesas com o passar do tempo. 

Evitar problemas maiores

Todo o veículo demanda ajustes e reparos. No caso dos caminhões, essa demanda é bem maior. Por meio de uma periodização da manutenção preventiva, é possível evitar problemas (e gastos) maiores no futuro. 

Além disso, graças à revisão preventiva, a performance do veículo se manterá a melhor possível, os imprevistos serão menores, e isso gerará economia e qualidade de trabalho ao mesmo tempo.

Encontre equipamentos pela internet

Na Polifitema, o caminhoneiro encontra os melhores equipamentos para amarração e movimentação de cargas, como manilha para corrente, com segurança e qualidade, podendo realizar seus pedidos pela internet e recebê-los em qualquer lugar do Brasil.

Navegue pelo site para conferir o catálogo da Polifitema, e clique aqui para acompanhar o blog com notícias e novidades sobre transporte de cargas.



Deixe uma resposta