Fábrica própria SP/BRASIL

Otimizando o transporte de cargas: 5 dicas essenciais

Otimizando o transporte de cargas: 5 dicas essenciais

Imprescindível para qualquer negócio, o transporte de cargas não só permite que o deslocamento de produtos seja realizado, mas também que essa locomoção seja feita de maneira rápida, eficiente e segura.

Dessa forma, esse tipo de movimentação requer um planejamento cuidadoso, visto que é um dos pilares que mais contribuem para o crescimento de alguma empresa ou serviço.

Confira, a seguir, as quatro dicas que separamos para que você consiga aperfeiçoar o transporte de cargas, elaborando uma gestão estável, que busca otimizar o fluxo de trabalho e a disponibilidade de recursos.

1- Analise as cargas e os veículos

Em primeiro lugar, é de suma importância checar as condições do veículo que irá movimentar os itens: não há como pensar na segurança caso o meio de transporte não esteja cumprindo sua função. Desse modo, atua-se de maneira preventiva para evitar danos materiais e, principalmente, impedir que a vida de outras pessoas seja posta em risco.

Outro ponto essencial é conferir o peso dos volumes das cargas, garantindo a distribuição adequada no veículo utilizado, sendo também uma forma de prevenir a ocorrência de demais acidentes.

2- Mantenha em dia os treinamentos da equipe

Observamos algumas formas de assegurar a segurança durante o processo de movimentação de cargas. Entretanto, nada disso será possível caso o condutor do veículo não esteja devidamente preparado.

Sendo assim, é necessário treinar o motorista de maneira que o processo seja entendido em sua totalidade. Outros profissionais também precisam estar por dentro de todos os detalhes, como a equipe do armazém e do setor administrativo.

3- Estabeleça a melhor rota

Implementando um programa de roteirização, torna-se fácil encontrar a rota mais vantajosa para que a movimentação de cargas seja efetuada. Assim, as chances de acidentes e outros imprevistos diminuem significativamente, além de o procedimento reduzir os gastos com combustível.

4- Use equipamentos de qualidade

A complexidade envolvida no transporte de cargas faz com que diversos equipamentos sejam utilizados ao longo do processo. Um dos mais usados são aqueles voltados à amarração de cargas.

Os equipamentos de amarração permitem que os produtos não se desloquem durante o trajeto, mantendo sua integridade. Tratam-se de itens fundamentais para a movimentação de cargas, e a sua qualidade reflete no quão seguro será seu deslocamento, bem como a qualidade dos demais equipamentos.

Mas onde encontrar boas ferramentas para que o transporte de cargas seja feito da melhor maneira possível?

5- Conte com a Polifitema

Atuando no Brasil há mais de 26 anos, a Polifitema é responsável por oferecer equipamentos de alta qualidade, solucionando as mais diversas questões relacionadas ao transporte de carga. Nós contamos com diferentes opções de cintas de elevação de cargas, cintas de amarração de cargas e cinturões para trabalho em altura.

Além disso, inovamos nas formas de treinamento, uma vez que estabelecer um time de profissionais capacitados também é essencial para a segurança do processo. Com isso, fornecemos material completo e aulas técnicas especializadas, sendo possível agendar o seu treinamento.

Conheça o nosso catálogo de produtos destinados à movimentação de carga e torne o seu transporte cada vez mais seguro e eficiente.

 



Deixe uma resposta