Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Otimize a gestão e controle de seu estoque com 10 dicas

Acompanhe 10 dicas para otimizar a gestão de estoque e veja onde encontrar equipamentos essenciais, como gancho para amarração de cargas, pela internet.

Os desafios e obstáculos, na rotina de uma empresa, são os mais diversos e, por isso, mesmo os gestores devem manter toda a atenção voltada à busca de metodologias que fomentem um controle de estoque sustentável, mantendo em mente novas tecnologias e o aproveitamento dos recursos.

Saiba mais: Veja como melhorar os processos em seu centro de distribuição.

10 dicas para otimizar a gestão de estoque

1-    Fazer um bom planejamento

Planejar e organizar são atitudes integrantes à rotina de trabalho de uma empresa e, também, são determinantes para o sucesso de um negócio. É possível consolidar o futuro da companhia e traçar um caminho sólido para o sucesso por meio de ações que se ajustem conforme os resultados obtidos.

Assim sendo, um elemento crucial na hora de planejar a rotina de uma empresa é ter em mãos informações importantes. Dentre as mais básicas, é possível citar:

  • O ticket médio dos fretes;
  • O faturamento médio de cada cliente;
  • As médias de consumo dos veículos da sua frota;
  • O custo com combustível.

2-    Traçar metas

Estabelecer metas é uma das principais formas de motivar a equipe, além de ajudar a traçar um caminho mais rápido para o sucesso.

É possível consolidar-se no mercado com ótimos indicadores de desempenho, ajustando e acompanhando as ações de acordo com os principais objetivos da empresa.

É importante salientar que as metas precisam ser sempre exequíveis, de maneira a estimular a equipe a agir proativamente. Além disso, devem ser ditas sempre de forma positiva.

Em síntese, é preciso acompanhar todas as ações para garantir que as metas estão sendo cumpridas e verificar se precisam de alguns ajustes.

3-    Otimizar a política de entregas

O sucesso nas vendas, e, principalmente, na boa relação com os clientes, não depende apenas de cumprir o prazo de entrega, mas, sim, de toda uma rede de ações que geram uma fidelização com o melhor custo-benefício.

Em vista disso, se a empresa investe em veículos mais modernos ou em aparelhos para amarração e movimentação de cargas, porém não conta com os melhores colaboradores, o desempenho não superará as expectativas.

Em síntese, as estratégias envolvendo tudo relacionado às entregas são essenciais para alavancar a qualidade da prestação de serviços, assim como os lucros do negócio, por isso devem ser de conhecimento de todos os envolvidos.

4-    Esteja por dentro das mudanças no mercado

O mercado está em constante transformação, de forma que um procedimento considerado inovador poderá se tornar obsoleto a qualquer momento. Nesse sentido, quem não se mantém por dentro de tais mudanças corre sério risco de comprometer o futuro da companhia.

Realizar cursos de aperfeiçoamento é uma das melhores formas de se preparar para enfrentar adversidades e encontrar soluções que estejam à altura do desafio.

Ter pleno conhecimento sobre a área de atuação dentro do mercado, por exemplo, é um dos primeiros passos para se posicionar entre as melhores empresas.

5-    Acompanhar de perto todos os gastos

Um bom administrador tem sempre muitas coisas a pensar e considerar, já que diversas funções são de sua responsabilidade, porém, é claro que o setor financeiro é um dos que mais inspira preocupação.

O orçamento de uma empresa, em alguns casos, pode se tornar bem apertado. Por isso, é fundamental acompanhar todos os gastos de perto.

6-    Saber a hora de realizar manutenções

É fundamental ter em mente que, melhor do que resolver um problema, é evitá-lo. Independentemente do que seja, a manutenção preventiva garante a longevidade, qualidade e, consequentemente, a lucratividade do transporte.

7-    Fazer a gestão de perdas e riscos no transporte

Gerenciar riscos no transporte nada mais é do que traçar medidas que dizem respeito ao planejamento que visa prever adversidades e possíveis problemas durante o trajeto de cargas, como acidentes, roubos e problemas no veículo.

Nesse sentido, uma boa gestão de riscos e perdas deve ser feita por completo, levando em consideração desde o armazenamento em estoque, passando pela preparação da carga e distribuição para o cliente final.

8-    Treinar a equipe

O desempenho de toda a equipe é fundamental para a consolidação de uma empresa. Porém, para isso, é preciso que o gestor saiba investir em métodos de treinamento para capacitar os funcionários, de maneira a mostrar para eles quais as melhores técnicas para otimizar os processos.

É fundamental saber conversar com a equipe e estar presente nos treinamentos, sempre disposto a tirar todas as dúvidas. Apenas dessa forma, é possível preparar os colaboradores da empresa para dar o melhor atendimento aos clientes, aos fornecedores e a outras pessoas envolvidas no processo.

Mantenha em mente que o objetivo principal é que os funcionários cuidem bem dos clientes, assim como o gestor deve cuidar bem dos funcionários.

9-    Investir em tecnologia para melhorar a gestão de transporte de cargas

Investir em soluções mais modernas é uma das melhores formas de aumentar o nível de precisão na hora de planejar e colocar tarefas em prática, assim como para ampliar a eficiência na prestação de serviços.

Isso porque, além de tornarem os pontos fracos mais visíveis, mostrando o que deve ser melhorado, é possível automatizar determinados segmentos em logística ao reduzir a intervenção humana em determinadas ações, tornando a empresa menos suscetível aos problemas.

10-  Investir em bons equipamentos para movimentação de cargas

Os equipamentos utilizados para amarração e movimentação de cargas deve ser da melhor qualidade possível, já que só assim é possível garantir que os pacotes permaneçam intactos, sem prejuízos à embalagem ou ao conteúdo, de forma que tudo ocorra bem até a entrega ao cliente final.

Encontre equipamentos pela internet

A Polifitema conta com todos os equipamentos necessários para o transporte de produtos, como gancho para amarração de cargas, para garantir segurança e estabilidade na hora de levar uma encomenda do estoque até o cliente.

Navegue pelo site para conferir todo o catálogo de equipamentos da Polifitema

Veja mais: Cargas Fracionadas | Proteção de carga | Elevar cargas

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta