Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Pequenas empresas precisam se preocupar com a gestão do estoque?

O controle do estoque é primordial para o sucesso de pequenas empresas. Contudo, essa gestão passa despercebida por grande parte das organizações desse porte. Isso acontece em decorrência da falta de conhecimento sobre como gerenciar esse importante setor.

Quando o gestor não dá a devida atenção a essa área, podem surgir sérios problemas que vão impactar negativamente na estrutura de todo o negócio. O controle desse setor permite sustentabilidade aos resultados positivos, garante a excelência da empresa e, além disso, ajuda na redução gastos desnecessários.

Dentre os inúmeros objetivos da gestão de estoque, o monitoramento das mercadorias armazenadas é um dos principais, até porque a empresa precisa certificar-se de que toda a demanda de pedidos será atendida, evitando quantidade excessiva e possíveis perdas.

É de suma importância que o gestor entenda que ter produtos parados no estoque significa que o capital não está girando, ou seja, o dinheiro está parado. Por isso, é essencial que as pequenas empresas saibam como fazer esse monitoramento e como contar com uma gestão de estoque mais eficiente. 

Como a pequena empresa pode otimizar a sua gestão de estoque

A falta de controle na gestão de estoque pode levar a empresa perder vendas. Isso acontece quando o volume de mercadorias existente no estoque não é o suficiente para atender à demanda dos pedidos ou quando há excesso de mercadorias estocadas sem giro. As duas situações são prejudiciais para a organização.

Quando o processo de estoque dos produtos é mal organizado e ineficiente, certamente será impactante no atendimento aos clientes. Além disso, pode facilitar possíveis fraudes por parte de colaboradores com más intenções. 

Sendo assim, é necessário que o gestor saiba como gerenciar esse setor para que a empresa não sofra qualquer tipo prejuízo. Veja a abaixo dicas que poderão contribuir para o bom desempenho da sua gestão de estoque

Utilize um sistema de gestão

A informatização dos processos de estoque ajuda na eliminação do uso de planilhas. Por meio da padronização e a centralização de todas as atividades, o trabalho de toda a equipe torna-se mais simples e prático.

A implantação de um software simplifica todo o processo de atualização, permitindo maior segurança nas informações que serão utilizadas para a tomada de decisão.

Acompanhe os indicadores de desempenho

No estoque, o indicador de desempenho ajuda o gestor a diferenciar os produtos com maior demanda no mercado. Além disso, permite maior controle na entrada e saída de produtos. 

Os indicadores de desempenho permitem ao gestor observar a quantidade de produtos armazenados e verificar se esse volume é o suficiente para atender a todas as demandas de compras.

Crie inventários periódicos

O inventário de estoque diz respeito ao cálculo do valor de todos os produtos que estão armazenados. Essa ação deve ser realizada frequentemente e tem como objetivo identificar possíveis falhas e corrigi-las, o que pode permitir à empresa maior redução de perdas e otimização do atendimento ao cliente, além de ajudar a manter o estoque em dia.

Faça um bom planejamento

Um bom planejamento ajuda na identificação da quantidade de mercadorias armazenadas. Com esses dados, o gestor consegue visualizar como ocorre o fluxo de entrada e saída do produto na empresa, o que permite a ele definir quais as melhores estratégias para controlar melhor essa ação.

Volume mínimo de mercadorias

Por meio das previsões de vendas, o gestor consegue ter maior visão sobre a quantidade de um determinado produto e qual o nível exato que ele pode atingir, evitando, dessa forma, o desabastecimento.

Todo o processo de armazenamento do setor de estoque depende de uma excelente movimentação de materiais. Portanto, para que isso ocorra de modo mais prático e seguro, o ideal é investir em equipamentos voltados para esse tipo de atividade. Esse equipamentos são a essência da Polifitema.

A Polifitema é uma empresa especializada em diversos modelos de equipamentos de segurança, como lingas e correntes. A empresa tem como objetivo oferecer aos seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar todas as expectativas. Para saber mais sobre a gestão de estoque, clique aqui e confira.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta