Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Planejamento de rota: o que se deve levar e conta?

O setor de logística lida com várias áreas, o transporte é uma delas. Um termo utilizado nesse meio é otimização, isso é o que irá reduzir os desperdícios e maximizar os lucros da empresa. Por isso, é importante que todas as etapas desse processo sejam efetuadas corretamente, de uma maneira econômica, sem afetar a qualidade do produto e serviço.

A otimização precisa estar presente no planejamento de rotas. Quando utilizado esse recurso no planejamento os cálculos do processo, estes são realizados de modo a viabilizar a rota mais econômica, diminuindo a distância e o tempo.

Para colocar isso em prática, é preciso estudar e conhecer essa ferramenta. Somente dessa forma é possível aproveitar dos benefícios oferecidos por um planejamento de rotas bem feito.

A importância do planejamento de rotas

Realizar um planejamento de rotas facilita a organização das datas no calendário de entregas, contribuindo para o planejamento também das outras etapas que fazem parte do processo de distribuição. Colocando isso em prática, a empresa pode analisar todas as opções de entregas possíveis.

Com as datas definidas e certas, acontece a melhoria do serviço de entrega e atendimento ao cliente, resultando em satisfação garantida por parte do consumidor.

Quando a empresa adota a ideia de fazer um planejamento, ela passa a analisar tudo o que envolve transporte de carga, considerando o melhor trajeto, condições e restrições nas vias, possibilidade de desvios durante o transporte e as restrições dos cliente referente ao recebimento da mercadoria. Dessa maneira, os custos com variáveis não calculadas são diminuídos consideravelmente.

Benefícios proporcionados por meio do planejamento

Efetivar uma roteirização por meio de um planejamento gera muitos benefícios para o transporte de cargas e para a empresa, os principais benefícios são:

Otimização do trajeto

O planejamento de rotas torna possível a verificação de todos os pontos em que serão entregues as mercadorias e qual trajeto será o mais eficiente no cumprimento do calendário estabelecido pela empresa. É importante levar em consideração o tempo, localidade e eficiência do transporte de cargas.

Economia de combustível

Havendo um planejamento antecipado e otimização do trajeto, consequentemente, o combustível gasto será menor, diminuindo assim o seu custo. Esse benefício afeta diretamente a parte econômica da empresa, pois trata-se de um dos maiores gastos que a instituição tem com a gestão de frotas.

Melhoria no atendimento ao cliente

Existem muitos casos em que o cliente possui restrições quanto ao recebimento da mercadoria. Essas restrições geralmente são de horário. No planejamento, é possível visualizar essas restrições e se atentar para que elas não sejam quebradas e, dessa maneira, garantir a satisfação do seu cliente.

Redução dos gases poluentes

Empresas que se preocupam com o meio ambiente geralmente são empresas confiáveis. Com a otimização das rotas, os veículos de carga passarão menos tempo em circulação e, logicamente, queimarão menos combustível. A quantidade de gases poluentes emitidos será menor, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a construção da sua marca.

Para usufruir desses benefícios, elabore um bom planejamento de rotas, leve em consideração todos os fatores que possam vir a interferir no transporte de cargas, considerando sempre possíveis imprevistos. Aposte em um aplicativo de rastreamento, ele irá garantir a localidade certa do transporte. E sempre esteja com os equipamentos certos para amarração e proteção das cargas.

Tenha equipamentos de qualidade para o transporte de cargas, com a Polifitema

O planejamento de rotas é algo muito importante no setor de logística, e ele reflete diretamente em todo o processo de distribuição. Otimizar o trajeto e contar com equipamentos de segurança para o transporte das cargas é essencial.

A Polifitema oferece diversos equipamentos para segurança e transporte de cargas, como o gancho para amarração de cargas. Adquirindo esses equipamentos, a empresa evita que os produtos e materiais cheguem ao cliente com algum defeito.

Acesse o blog e tenha mais informações relevante sobre a segurança na hora de realizar o transporte de cargas.

 Veja mais: Equipamentos para trabalho em altura | O que é insalubridade | Olhal

 

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta