Fábrica própria SP/BRASIL

Plano de segurança do trabalho 2020: mantenha sua empresa segura

Plano de segurança do trabalho 2020: mantenha sua empresa segura

Acidentes de trabalho acontecem de forma mais frequente em determinadas áreas e segmentos, o que gera muito custo para a empresa e danos, às vezes irreversíveis, para a saúde do colaborador.

Conforme a lei de número 6.367/76, é considerado acidente de trabalho qualquer dano físico, psicológico e que comprometa a integridade do trabalhador quando ele está em serviço na empresa. Os acidentes podem resultar em morte ou perda total, temporária ou parcial de movimentos, impedindo que o colaborador exerça suas funções de trabalho.

Qualquer trabalhador está sujeito a sofrer um acidente enquanto executa suas atividades diárias, independente da sua função. Pensando nisso, é extremamente importante se prevenir, evitando, assim, que os acidentes aconteçam. A melhor opção para a empresa é contar com um plano de segurança do trabalho devidamente elaborado e funcional.

A importância de a empresa investir em equipamentos de segurança

Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPI’s, e os equipamentos de proteção coletiva, conhecidos como EPC’s, são exigências básicas descritas na lei tendo em vista a segurança do trabalhador ao exercer suas atividades. Por esse motivo, é muito importante que a empresa saiba quais são os equipamentos de segurança necessários para o seu segmento para que possa, dessa forma, investir neles.

A partir do momento em que os colaboradores possuem os EPI’s, eles têm a obrigação de usá-los. Contudo, a empresa precisa sempre inspecionar para ter certeza de que isso está acontecendo, sempre evitando, dessa forma, possíveis acidentes, mesmo com os equipamentos disponíveis.

Além dos Equipamentos de Segurança Individual, outras medidas precisam ser tomadas para que sua empresa se mantenha segura e evite possíveis acidentes de trabalho. Confira quais medidas tomar:

Realize o mapeamento dos riscos da empresa

Ao fazer o mapeamento dos riscos de sua empresa, será possível localizar as limitações, falhas nos processos, pontos que precisam melhorar, equipamentos que precisam ser trocados e outras informações importantes. Outra dica é levar em consideração a opinião dos funcionários. Para isso, faça uma pesquisa interna. Depois de saber quais os riscos que a empresa apresenta, coloque em prática um plano para minimizar ou acabar com as falhas que irão, em algum momento, comprometer a segurança dos colaboradores.

Realize treinamentos regularmente

É importante orientar os funcionários corretamente sobre o uso dos EPI’s para a segurança de todos. Para que o conhecimento possa chegar a todos, realize palestras sobre atitudes conscientes de prevenção que podem ser praticadas no dia a dia, as quais poderão evitar acidentes. Treinamentos de primeiros socorros também são de extrema importância.

Faça manutenções de forma regular

É necessário realizar a manutenção de todos os equipamentos e máquinas de forma regular, sempre sabendo antecipadamente quais os possíveis problemas que serão identificados. Dessa maneira, os erros poderão ser corrigidos antes mesmo de um acidente grave acontecer.

Organização

Muitos acidentes graves acontecem por pura falta de organização dentro de um ambiente, como coisas fora do lugar ou mesmo caídas no chão. Muitos acidentes poderiam teriam de ter sido evitados pelo fato de ter um ambiente organizado. Por isso, sempre cobre dos funcionários um ambiente arrumado e organizado.

Realize a troca constante dos equipamentos de segurança

A segurança dentro do ambiente de trabalho é algo muito importante, por isso, é fundamental que a empresa tenha um plano de segurança bem estruturado, preservando a saúde dos seus funcionários. Para isso, é necessário realizar a troca constante dos equipamentos de segurança. A Polifitema pode ajudar sua empresa com isso.

Polifitema é uma empresa que oferece soluções em equipamentos para movimentação de cargas e elevação de cargas. O catálogo de produtos contempla equipamentos como os EPI’s.

Navegue pelo blog e entenda melhor sobre a importância dos EPI’s para sua empresa!

Saiba mais: Cinta de amarração de carga | Super cinta

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta