Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Práticas logísticas para pequenas empresas

Uma logística com qualidade e eficiência é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de qualquer empresa, principalmente as que estão iniciando. É essencial que os pequenos e microempresários invistam nessa estratégia, uma vez que o seu trabalho é garantir que tanto o condutor quanto a carga cheguem ao seu destino em segurança e sem sofrer nenhum dano.

Não importa se a sua empresa é pequena, assim como as médias e grandes instituições, é necessário ter um ótimo planejamento logístico para que o seu negócio não corra o risco de fracassar em tempos em que a concorrência está aumentando a cada dia.

Portanto, é primordial ter ciência da importância que tem a logística e, principalmente, ela deve ser levada a sério, pois, se for mal estruturada, pode impactar todas as etapas, já que todo o trabalho não está voltado somente ao transporte de carga, mas está relacionado a todos os setores que fazem parte do seu empreendimento.

Dicas e práticas que podem contribuir com a movimentação de seus produtos

A segurança na movimentação de produtos, matérias-primas e outros tipos de mercadorias é muito importante para todas as empresas, uma vez que as consequências pela perda ou dano de qualquer item pode gerar aumento de custo e redução de lucros.

Para que o seu negócio não passe por esse constrangimento, o ideal é adotar medidas preventivas que vão garantir e aumentar a segurança durante todo o trajeto, como:

Levantamento dos produtos

É muito importante que a empresa tenha ciência sobre quais produtos têm mais saída e aqueles que permanecem parados no estoque. Por meio desse levantamento, o gestor poderá entrar com medidas para vão melhorar esse setor, e aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Investir em software 

A tecnologia tem contribuído muito com o dia a dia das pequenas, médias e grandes empresas. O uso de um sistema de gestão torna todos os processos de logística mais eficientes e práticos, isso desde a emissão de uma nota fiscal até a criação de relatórios diversos, entre outras ações.

Demanda

Cabe ao gestor ou à pessoa designada para essa função estar sempre analisando todos os registros de vendas para obter uma previsão mais precisa sobre a demanda para os meses seguintes. Uma vez tendo as informações, o ideal é criar uma estratégia autossuficiente, que ajude a manter o seu estoque.

Manter um bom relacionamento com os fornecedores

A boa relação entre empresa e fornecedores é muito importante. Por isso, é essencial saber se, por parte deles, estão sendo cumpridos os prazos e outros fatores que podem impactar a sua entrega. Busque firmar uma parceria em que os dois lados sejam beneficiados.

Alternativas de transportes 

Ao contrário dos correios, as transportadoras não contam com nenhum tipo de restrições quanto ao peso da carga. Sendo assim, são ótimas opções para empresas que comercializam produtos que apresentam mais de 30kg ou nos casos em que os limites de tamanho são ultrapassados. Portanto, é de suma importância saber qual tipo de produto irá transportar, para, então, buscar o meio de transporte compatível ao que será transportado.

Estoque

Outro fator muito importante é a otimização do setor de estoque, uma ação que pode ser feita com a implantação de equipamentos para a movimentação das mercadorias de forma prática e mais ágil. 

A Polifitema é uma empresa especializada em vários tipos de equipamentos de segurança, como as lingas e correntes. Para a empresa, garantir a satisfação de todos os seus clientes é uma questão primordial. Por isso, ela está sempre ofertando aos seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia.

Veja mais: Trabalho em Altura | Proteção de carga | EPI

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta