Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Principais dicas para içamento de cargas

O içamento de cargas é uma tarefa muito importante nas indústrias, já que permite que esse trabalho seja realizado por máquinas especializadas, que reduzem muito o esforço dos colaboradores e aumentam sua produtividade na mesma proporção.

Porém, caso esse serviço não seja realizado com todo o cuidado necessário, são grandes as chances da ocorrência de acidentes, que podem trazer consequências bastante sérias ou até mesmo irreversíveis.

Para que isso não aconteça, nós separamos as melhores dicas para içamento de cargas com segurança e eficiência. Assim, o trabalho será otimizado e sempre mantido nas melhores condições de segurança!

Como fazer o içamento de cargas com segurança?

Assim como existem dicas para utilização das cintas de elevação de cargas, o procedimento de içamento como um todo também pode ser melhorado para obter resultados mais eficientes!

Invista em treinamentos constantes

Quando se trata de um serviço tão importante, é fundamental que os treinamentos façam parte da rotina dos colaboradores, de modo que eles aprendam novas técnicas e procedimentos e também relembrem aqueles que já conhecem.

A periodicidade desses treinamentos pode variar de acordo com a empresa, mas é importante que eles não sejam muito espaçados, de modo que a qualidade do seu trabalho não seja prejudicada.

Conte com mão de obra especializada

A atividade deve ser feita apenas por profissionais especializados, que realmente entendam sobre o que estão fazendo. Caso contrário, além de um desempenho mais baixo, a segurança estará comprometida. Com colaboradores experientes e especializados, você sabe que todo o processo será realizado conforme as orientações, desde a colocação do gancho para amarração de carga até a operação dos equipamentos.

Use acessórios de boa qualidade

Cada acessório e equipamento utilizado deve ser da mais alta qualidade, desde o gancho até as correntes, bands e slings, entre outros produtos utilizados para tal finalidade.

O uso de qualquer acessório ou equipamento de baixa qualidade compromete toda a eficácia e a segurança do içamento. Portanto, vale muito mais a pena investir em acessórios de alta qualidade, cujo custo-benefício é muito melhor.

Nunca deixe de usar EPIs e EPCs

Os equipamentos de proteção individual (EPI), como bota, capacete e óculos de segurança, devem fazer parte da rotina da sua empresa, já que conferem aos colaboradores a segurança que eles precisam.

Os equipamentos de proteção coletiva (EPC) também são fundamentais, como sinalizações de segurança, corrimões de escadas e proteções em partes móveis de máquinas, sempre com o objetivo de manter a segurança de todos que estiverem no ambiente.

Garanta um içamento seguro e eficiente!

Ao seguir a todas essas sugestões, os serviços de içamento serão muito mais seguros, tanto para as cargas e equipamentos quanto, principalmente, para as pessoas.

A Polifitema é uma empresa especializada em gancho para amarração de carga, conta também com os melhores EPIs para indústria do mercado. Assim, toda a empresa trabalhará nas mais perfeitas condições de segurança. Clique aqui para acessar mais artigos no blog e conferir os melhores conteúdos da área!

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta