Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Proteção auditiva: entendendo a importância desse cuidado

Em uma empresa ou indústria é comum que o trabalho, responsabilidades e problemas para se preocupar são grandes e claro que precisam de atenção. Mas, existem também outros pontos que precisam de prioridade quando o assunto é cuidado. Estamos falando sobre os funcionários, principalmente de empresas que lidam com serviços de risco.

A segurança desses funcionários precisam ser prioridade para a empresa. Quando o serviço é mais pesado, com uso de máquinas, altura ou qualquer que seja a área que oferece risco para o funcionário, é preciso tomar sérios cuidados, que vão desde máquinas seguras até os equipamentos de proteção individual. No post de hoje vamos falar um pouco sobre a importância da proteção auditiva.

O que são equipamentos de proteção auditiva?

Nosso aparelho auditivo é muito frágil e deixá-lo desprotegido em um local que venha a ter uma alta intensidade de barulho é um erro que pode trazer problemas sérios. Trabalhadores que estão expostos a máquinas e a muito barulho precisam utilizar equipamento de proteção auditiva por obrigação, e a empresa deve disponibilizar essa proteção.

Esses equipamentos não fazem com que todo o barulho seja interrompido, mas diminui muito o som externo. Mesmo não abafando-o por completo, esse equipamento é totalmente seguro e essencial.

Em quais serviços é preciso utilizar equipamento de proteção auditiva?

 Esses equipamentos devem ser usados por obrigação em qualquer serviço que deixe o trabalhador exposto a ruídos excessivos. Pois esse EPI irá diminuir a pressão sonora e então o ruído que será possível ouvir não irá comprometer a sua audição. Para saber quando é o momento de colocar como obrigação o uso desse EPI, é preciso conhecer a lei que diz sobre isso.

De acordo com a lei o limite permitido é de 85 decibéis para uma jornada de 8 horas e o modelo do equipamento de proteção auditiva deve ser escolhido pelo técnico de segurança da empresa.

Riscos de não utilizar equipamento de proteção auditiva

 O funcionário que não faz o uso do equipamento ou até faz, mas da forma incorreta, tem grandes chances de sofrer com a perda parcial ou, até mesmo, total da audição. Por mais que muitos trabalhadores acreditem que o uso desse EPI não faz diferença, é obrigatório sua utiização, pois os problemas em relação a audição acontece de forma lenta e muitas vezes despercebidos. Com a perda parcial da capacidade auditiva um problema que também acontece com frequência é dificuldades em relação a concentração, atenção e memorização.

O uso de qualquer equipamento de proteção individual é importante, mesmo que seja os de proteção auditiva ou até mesmo as botas de PVC.

Deu para perceber toda a importância dos EPI’s? Com ações sistemáticas conseguimos prevenir e estar um passo à frente no combate aos problemas que podem ser causados no dia a dia de um colaborador exercendo suas funções na indústria. Pode ser considerada a ideia da compra dos equipamentos para proteção no site da Poliftema

Clique aqui para navegar um pouco mais no blog.

Veja mais: Olhal Parafuso | Cinto de segurança tipo abdominal | O que significa epi

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta