Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Qual a diferença entre gestão de estoque e armazenagem?

Saiba quais as principais diferenças entre gestão de estoque e armazenagem, no que são importantes dentro da empresa e onde encontrar equipamentos para movimentação de cargas, como manilha para corrente, pela internet. 

Ainda que muitas vezes os termos “armazenagem” e “gestão de estoque” sejam mostrados como correspondentes, ou seja, sinônimos, é preciso deixar claro que se seus significados são bem diferentes, e cada um tem um determinado propósito no empreendimento. 

Leia mais: Os principais cuidados no transporte de carga seca.  

Quais são as diferenças entre a gestão de estoque e armazenagem?

De um lado está a gestão de estoque, que seria uma estratégia que tem por objetivo acompanhar de perto todos os aspectos relacionados às informações sobres os produtos, ou seja, se é possível atender demandas ou se é preciso abastecer a linha de produção, por exemplo. 

Temos, do outro lado, a armazenagem, que diz respeito às tarefas que abrangem a natureza operacional do empreendimento, o que compreende o recebimento de materiais, alocação dos itens nas prateleiras, a separação de produtos e realização de pedidos. 

Mas afinal, como a gestão de estoque pode ser aprimorada?

Estipule um canal para gestão de estoque

Os canais desenvolvidos especificamente para a gestão de estoque estão sendo cada vez mais adotados, até mesmo pelas pequenas empresas. Isso porque existe uma necessidade pronunciada de manter registros de informações detalhadas sobre estoque e armazenagem. 

Por exemplo, os produtos em estoque devem permanecer contabilizados pelo sistema de gestão para que os administradores tenham total controle sobre os investimentos realizados e qual seria o melhor preço para vendas, de forma a competir com os outros empreendedores do mercado. 

Manter o inventário constantemente atualizado

A quantidade de itens presentes nos estoques, independente de serem matérias-primas ou produtos finalizados, costuma trazer dor de cabeça aos administradores. 

Justamente por isso, é preciso manter uma gestão equilibrada, visando acompanhar de perto os processos de reabastecimento, mantendo o diário de movimentações em constante atualização. 

E como a armazenagem pode ser aprimorada?

Invista ao máximo em processos automatizados

Os equipamentos para transporte e movimentação de cargas, como empilhadeiras e elevadores, são comuns e fundamentais na rotina do depósito.

São itens utilizados para a amarração e movimentação de produtos e grandes encomendas. Investir na atualização desse maquinário garante a automatização plena dos processos, economizando tempo e facilitando a acomodação das cargas para transporte. 

Nesse sentido, aprimorar o armazenamento com o uso de equipamentos de movimentação adequados torna a gestão de estoque mais eficiente. 

Implemente um sistema de identificação dos itens

Quanto maior o estoque, variedade de itens ou número de cargas, maior será o desafio de identificar cada produto. Aqui, a melhor solução é investir em um sistema de identificação e classificação de tudo o que é mantido pela empresa. 

Nesse sentido, um sistema de classificação pautado em um padrão é determinante para manter a organização de todo o departamento de estoque, além de facilitar a localização de determinados itens. 

Confira o catálogo de equipamentos da Polifitema

A Polifitema é uma loja de aparelhos e equipamentos para amarração, movimentação e transporte de cargas, como é o caso da manilha para corrente, por exemplo. O site conta com modelos atualizados de equipamentos, com qualidade e segurança para quem deseja realizar compras online tranquilamente. 

Veja mais: EPI | NR 11 | Manilha

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta