Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Qual a importância da logística portuária?

As atividades logísticas são importantes para praticamente todas as empresas e abrangem os mais variados modais. Afinal de contas, é por meio deles que as mercadorias e produtos podem ser recebidos pelos clientes que os solicitaram.

Entre os modais, pode-se destacar o aquaviário, também conhecido como hidroviário, que é um dos que concentra a maior burocracia e, consequentemente, se coloca nas primeiras posições da lista dos mais complicados. Apesar disso, ele é  simplesmente fundamental para transações a nível nacional e, principalmente, internacional.

Vamos falar mais sobre a grande importância da logística portuária, derivada do modal aquaviário, e como ela, literalmente, ajuda a mover o nosso país – e, consequentemente, vários outros.

O que é logística portuária?

É o setor da logística aquaviária que trata dos portos, envolvendo atividades como transporte, carregamento e descarregamento de embarcações, entre outras.

Para entender melhor, pense na logística rodoviária, que é mais comum a nível nacional e pode ser vista em outras empresas. Imagine uma indústria que fica no Amazonas e precisa transportar seus produtos para clientes de todas as regiões do Brasil.

Para tal, é necessário estudar as rotas, saber quais possuem as melhores condições, entender se os trajetos são perigosos ou seguros de se fazer durante a noite, quais são os pontos de parada, quantos são os pedágios e qual o seu valor. Além disso, precisa-se estimar quanto tempo o motorista levará para fazer esse transporte com segurança, entre outras atividades.

Agora, vamos trazer este conceito para o modal aquaviário. Embora não haja rodovias, avenidas e ruas, também é imprescindível planejar as rotas, conhecer a capacidade de carga das embarcações responsáveis pelo transporte e calcular, com uma margem de segurança, o tempo que será gasto para tal.

Além disso, tanto no porto de saída quanto no de chegada, é preciso atender a todas as exigências legais, burocráticas e técnicas, como do GEMPO (Grupo Executivo para a Modernização dos Portos), OGMO (Órgão Gestor da Mão de Obra) e CAP (Conselho de Autoridade Portuária), entre outros, que podem variar de acordo com cada porto.

Quando o transporte deve ser feito para outros países, a burocracia é ainda mais complicada, pois também é necessário conhecer e se adequar a normas internacionais de qualidade e segurança.

Isso ajuda a entender como a logística portuária é fundamental, uma vez que qualquer descumprimento ou complicação pode prejudicar todo o andamento do processo.

Quais são os benefícios da logística portuária?

Alguns dos que se destacam são os seguintes:

  • Otimização de custos: uma logística bem planejada permite que os custos sejam os menores possíveis, já que ela visa economizar no transporte, carregamento, descarregamento e em todas as outras atividades relacionadas, sem jamais abrir mão da qualidade.
  • Ganho de tempo: consequentemente, a aplicação de todas essas técnicas se converte em um ganho de tempo que permite aos clientes receberem seus pedidos mais rapidamente e, em linhas diretas, também se converte como ganho financeiro para a empresa.
  • Maior segurança: quando tudo é realizado da maneira certa e com a devida parcela de planejamento, a segurança estará garantida em todas as etapas, o que é imprescindível sob o viés econômico e, principalmente, de preservação da vida, ainda mais tendo em vista o peso e o volume das cargas portuárias, que podem exceder milhares de toneladas.

Entre tantos pontos abordados, destacamos aqui a importância da segurança, já que ela precisa ser sempre seguida, tanto para o cumprimento das normas quanto, especialmente, pela preservação da vida e da saúde.

A Polifitema é uma empresa especializada em lingas e correntes, bem como outros componentes para movimentação de cargas, todos fabricados com materiais de excelente qualidade e de acordo com as normas, de modo que o investimento traga o melhor custo-benefício possível para a sua empresa.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta