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Qual o impacto da logística nas pequenas empresas

Quem administra uma pequena empresa, passa por inúmeros desafios que exigem uma boa dose de planejamento e jogo de cintura.

Afinal de contas, lidar com as incertezas do mercado e ainda motivar colaboradores e captar clientes são tarefas que podem ser bem realizadas mediante profissionalismo e prática.

Neste contexto, muitas vezes o setor de logística ocupa um lugar de destaque no quesito desafios. Para empresas que entregam produtos em domicilio, a complicação ainda aumenta quando é necessário também atender o prazo e a expectativa do cliente.

Justamente por esse motivo, diversas empresas são alvos de baixas avaliações na internet por problemas de atraso ou dano à mercadoria recebida em casa.

Como, então, driblar as dificuldades e estabelecer um setor de logística eficaz?

Abaixo, confira algumas dicas a respeito do assunto:

Revise o seu plano logístico 

Nem sempre o que funcionou no passado serve para hoje. Por isso, não deixe seu plano logístico estagnado, mas busque melhorias e novidades do mercado.

Muitas vezes, será necessária a contratação de empresas de self storage para contribuir na distribuição, e em outras você poderá apenas treinar melhor os funcionários.

Saiba mais: Cuidados ao pegar a estrada

Por isso, reúna sua equipe, se aproxime mais do departamento logístico e faça reuniões para entender as lacunas e como a empresa pode preenchê-las.

Vale ainda citar que, durante a pesquisa, o ideal é que você também verifique os processos logísticos a fim de deixar seus métodos mais sustentáveis. Isso pode acontecer mediante uma observação cuidadosa nas atividades de saída, recolhimento de artigos após sua vida útil, além de outros tipos de atividades capazes de causar danos à natureza.

Portanto, fique atento a fatores como tipo de transporte em que as cargas são realizadas, quanto tempo de fato é necessário que eles fiquem na estrada e como é possível otimizar o serviço para poluir menos a cidade.

 Tenha um bom SAC 

Um dos maiores problemas das empresas é não oferecer respostas satisfatórias aos clientes que reclamam dos prazos de entrega ou das mercadorias recebidas.

Por isso, boa parte do plano de organização da sua logística consiste em monitorar a entrega de tal maneira que o cliente sempre terá uma resposta e um atendimento personalizado.

Sendo assim, realize um monitoramento das cargas num software adequado e treine corretamente os funcionários responsáveis pelo atendimento.

Se essa cultura de transparência for criada no seu escritório, você terá mais possibilidade de melhorar suas avaliações e estabelecer uma boa fama da empresa junto a seus clientes.

Invista em bons fornecedores 

O fato é que, em todas as áreas da empresa, bons fornecedores são pré-requisitos para um serviço de qualidade. Por isso, faça estudos de mercado e busque as melhores opções que unam qualidade e valores competitivos.

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