Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Saiba como conscientizar os funcionários sobre o uso dos EPIs

Veja como criar mais consciência sobre o uso dos EPIs entre os funcionários, e saiba também onde encontrar os melhores equipamentos pela internet.

O principal objetivo do uso de EPIs é reduzir ao máximo as chances de acidentes e, por isso, são benéficos tanto para os patrões quanto para os empregados.

Infelizmente, muitas vezes os EPIs são negligenciados, e há uma dificuldade em convencer todos os funcionários acerca da importância de se utilizar esses equipamentos.

Leia mais: Introdução à lista de verificação no dia de trabalho

A importância do uso do s EPIs é fundamental, mas como motivá-los ao uso de forma prática?

Dicas para conscientizar os funcionários sobre o uso dos EPIs

1 – Realize Treinamentos Internos

Uma forma de incentivar o uso de EPIs entre os funcionários é através de treinamentos internos. Desta maneira, o empregador garante que os colaboradores conheçam melhor os equipamentos e saibam por que (e como) devem usá-los corretamente.

Esse tipo de treinamento pode ser comandado por empresas do segmento de cursos ou palestras informativas, por exemplo, que contam com profissionais que sabem transmitir as informações de maneira mais atrativa para a equipe.

Lembrando que a Norma Regulamentadora (mais especificamente a NR6) afirma que uma das obrigações do empreendedor é fornecer treinamentos e cursos para informar o uso adequado dos equipamentos, guarda e conservação;

2- Invista em Campanhas Educativas

A comunicação interna é fundamento quando o assunto são equipamentos de proteção individual. Nesse quesito, campanhas dentro da empresa contam com grande alcance sobre os funcionários e podem incentivá-los a fazer o correto.

Com essa ideia, vale de tudo: Mensagens explícitas, espalhadas na forma de cartazes ou murais por toda a empresa, ou algo mais discreto, com mensagens atrativas via e-mail.

O importante é oferecer informações interessantes às pessoas sobre o uso dos EPIs, para que haja uma conscientização em torno da sua importância.

3- Conceda incentivos

Se a empresa estiver passando por uma fase crítica, com alto índice de acidentes, uma boa tática é convencer os trabalhadores através de incentivos.

Um bom exemplo seria definindo um período que deve ser cumprido sem a ocorrência de acidentes e oferecer uma bonificação em troca, como uma folga, adicional financeiro ou uma festa para os funcionários.

4- Dê o exemplo como líder

É fundamental que o técnico de segurança, com suas funções e seu conhecimento sobre o uso de EPIs, aja como um líder, conferindo de perto as tarefas desempenhadas pelos colaboradores.

Dessa maneira, além de informar sobre o uso correto dos equipamentos, o responsável também pode atualizar o mapa de risco ao realizar uma ronda na produção.

Encontre os melhores EPIs do mercado pela internet

Agora que você viu como essas dicas são fundamentais para aumentar o senso de coletividade, ficou claro que, com bons exemplos e iniciativas, os funcionários repensarão suas ações, e também conscientizarão os colegas sobre a importância dos EPIs no trabalho.

Na Polifitema é possível encontrar os melhores equipamentos de proteção pela internet. São EPIs para as mais diversas funções, que garantem a segurança dos empregados e a tranquilidade do empregador.

Clique aqui e navegue pelo blog para conferir mais sobre a importância dos EPIs.

Saiba mais:

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta