Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Saiba como melhorar os processos em seu centro de distribuição

Os três principais objetivos para a manutenção de um centro de distribuição são: melhorar o fluxo de produtos, otimizar o atendimento, e fazer com que a empresa seja mais competitiva no mercado. Para que esses objetivos sejam atingidos, é necessário que haja uma boa gestão, juntamente com o investimento em soluções que vão contribuir em tornar os processos mais eficientes.

A operação realizada em um centro de distribuição (CD) conta com uma coordenação minuciosa das atividades. À medida em que aumenta a complexidade das operações, cresce igualmente a importância do gerenciamento dos processos. Todas as mudanças que acontecem no operacional do CD precisam ser monitoradas, para que essa modificação aconteça de forma correspondente. Manter os processos antigos vem se tornando inviável, para que não haja índices de erros, atraso nas entregas e baixa produtividade.

Dicas para melhorar os processos do centro de distribuição

A administração de um centro de distribuição vem sendo o foco de muitas empresas que têm o objetivo de reduzir seus custos, auxiliar o processo de marketing e produção, e equilibrar oferta e demanda.

O objetivo central é ter mais eficiência, adotando uma postura que enxergue o cliente como o ser humano que ele é, exigente e com desejo de qualidade nos serviços e produtos que busca. Veja essas dicas:

Mão de obra

Os profissionais não precisam possuir especialidades na área, mas necessitam ter uma mínima noção acerca do trabalho desenvolvido, tendo, assim, escolaridade de entendimento. É importante estar atento à rotatividade de pessoas, pois isso gera impactos negativos na produtividade e no desempenho operacional. Normalmente, a remuneração oferecida pelas empresas acontece conforme a produtividade, é um método de motivação. Caso o processo seja automatizado, essa tecnologia pode ser usada para medir o desempenho individual de cada profissional, podendo ser adotadas ações também para melhorar a produtividade e o desempenho.

Qualidade

Nos CDs são realizadas diversas atividades, e o controle de qualidade é uma dessas atividades. É necessário possuir monitoramento na área de armazenagem, e sistemas que funcionem 24 horas por dia, garantindo a segurança e agilidade dos processos de expedição e recebimento. As operações tradicionais não são mais eficazes para os CDs, e necessitam de mudanças com urgência. É importante ter sistemas que notifiquem sobre os diferentes tipos de grupos de produtos, garantindo os cuidados especiais e, assim, evitando perdas ou danos.

Alocação da mercadoria

Para que não seja utilizado mais tempo que o necessário para encontrar uma mercadoria, o correto é fazer uma armazenagem adequada e eficiente, utilizando alguns critérios, como, por exemplo, organizar as mercadorias por categoria ou ordem alfabética. Nos CDs é importante fazer a organização também pela data de entrega e pela rota, minimizando a perda de tempo, e realizando a entrega dos produtos dentro do prazo.

Picking

Essa atividade é onde ocorre a separação e organização dos pedidos. A separação é feita por diferentes categorias, e necessita de mais mão de obra. Existem algumas empresas que já adotaram a prática por sistema de voz, que informa a localização do item dentro do centro de distribuição e a quantidade que precisa ser separada.

Movimentação das cargas

Essa etapa é importante e exige mais atenção dos funcionários, isso devido a grandes quantidades de cargas que são perdidas de forma indevida pelo manuseio. O certo, e o que deve acontecer, é sempre utilizar equipamentos específicos que possuem a finalidade de manusear cargas, assim como equipamentos de segurança para os materiais e para os transportadores, garantindo, assim, a integridade dos produtos e da equipe.

Priorize equipamentos específicos para o manuseio de cargas

As atividades têm mais chances de correrem bem se os equipamentos para cada uma delas forem os corretos para realizarem determinada ação. Por isso, priorizar o uso de equipamentos específicos é importante.

A Polifitema é uma empresa que atua no mercado desde 1992, oferecendo diversos equipamentos para a elevação de cargas, como a manilha para corrente. São equipamentos que prezam pela segurança da carga e do transporte.

Veja mais: EPI | Movimentação de cargas | Trabalho em Altura

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta