Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Saiba como reduzir os acidentes de trabalho em uma fábrica

Confira algumas atitudes práticas que podem reduzir os acidentes de trabalho em uma fábrica, e veja também a importância dos EPIs nesse quesito.

A segurança do trabalho é um tópico em constante desenvolvimento no país, aparecendo cada vez mais nas atas de reuniões das grandes empresas, que seguem uma legislação bem rígida.

Pensar em ações que melhorem a segurança é fundamental para que a fábrica reduza custos e ofereça um ambiente de trabalho com maior qualidade aos funcionários.

Visto isso, acompanhe as principais dicas que gestores devem considerar prioridade na hora de garantir a segurança do trabalho e dar a devida importância dos EPIs.

Como ter mais segurança de trabalho

Treinamento correto e constante

Quando um profissional é contratado para desempenhar uma determinada função, quase sempre passa por um tipo de treinamento antes, para adquirir certa experiência. Esse período de treinamento pode ser de dias, semanas ou até mesmo meses, respeitando a complexidade do cargo.

O período de treinamento, ainda que esteja correto, quase nunca vem acompanhado de eventos para a retomada desses conhecimentos. Em decorrência disso, muitos detalhes vão sendo deixados de lado e os risos de acidentes aumentam na medida em o treinamento vai sendo esquecido.

Dessa forma, o objetivo aqui é criar programas de treinamentos periódicos, que podem ser a cada 6 meses ou um ano.

Ainda que os conhecimentos já tenham sido adquiridos, é preciso que os funcionários passem por uma espécie de treinamento periódico, com intuito de retomar pontos importantes da segurança no trabalho.

Essa preocupação demonstrada pela empresa com relação à segurança é um dos pilares para que os devidos cuidados não caiam em desuso.

Espalhar avisos de segurança pela fábrica

As mensagens de segurança deixadas em diversos locais da empresa possuem um papel muito importante, ainda que algumas fábricas não deem o devido valor.

Por mais que possa parecer aquele tipo de aviso que passa despercebido, ao se ter contato frequente com esse tipo de mensagem, o cérebro cria associações que ficam guardadas na memória.

Dessa forma, o simples ato de passar diante de um aviso colado na parede ajuda a retomar uma memória de conceitos que já foram debatidos anteriormente nos treinamentos.

É preferível usar materiais que tenham um forte apelo visual na hora de montar essas mensagens, já que, em circunstâncias de perigo, imagens são muito mais eficientes do que longos textos, ainda que eles sejam bem didáticos.

Dar a devida atenção aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Esse é outro ponto extremamente importante (se não o mais) nos treinamentos. O uso adequado de EPIs é crucial em uma empresa, além de ser obrigatório. O equipamento de proteção deve ser usado objetivando a integridade física dos colaboradores.

Além do treinamento para conscientização do uso correto, deve haver também uma fiscalização, para que o empregador tenha a certeza de que tudo está sendo feito de acordo.

Importante notar que, em caso de acidente, a responsabilidade é toda do empregador. Nesse quesito, é preciso ser insistente e cobrar dos funcionários que respeitem as regras básicas de segurança.

Encontre tudo de EPIs na Polifitema

Agora que você já sabe a importância dos EPIs, veja como encontrar tudo o que precisa para manter a segurança do trabalhador na sua fábrica.

A Polifitema conta com diversos equipamentos de proteção para carregamento e movimentação de cargas, além de trabalhos em alturas, e muitos outros.

Navegue pelo blog para ler mais sobre segurança no trabalho e confira todo o catálogo da loja.

Saiba mais

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta