Fábrica própria SP/BRASIL

Saúde no trabalho: promova o bem-estar do seu colaborador

Saúde no trabalho: promova o bem-estar do seu colaborador

Bem como proporcionar produtos de qualidade aos consumidores, é fundamental manter a segurança e o bem-estar de seus colaboradores na indústria. Isso quer dizer que, além das medidas de higienização dos produtos e equipamentos, os funcionários devem ser treinados para garantir os protocolos de saúde no setor, principalmente durante a pandemia.

Neste artigo, você encontrará instruções cruciais para garantir a segurança do trabalho e vitalidade de sua equipe, oferecendo os equipamentos adequados, além da orientação necessária para que os processos fluam da melhor maneira possível.

4 medidas para estimular o bem-estar de seus colaboradores

Adotando algumas normas de prevenção no trabalho, é possível estabelecer um ambiente colaborativo, visando preservar a saúde dos indivíduos que operam no setor industrial, por exemplo. Desta forma, alguns hábitos diários devem ser otimizados, sendo estimulados tanto dentro do ambiente operacional quanto fora do trabalho. Confira, a seguir, alguns padrões que podem ser implementados na sua companhia.

Regularize pausas durante o trabalho

Para manter o bom fluxo de trabalho, embora seja necessário evitar a procrastinação, é fundamental realizar algumas pausas durante a operação. Neste sentido, o gestor de uma indústria deve regularizar intervalos e estabelecer turnos adequados entre os funcionários, visando o bem-estar e a melhora da saúde mental.

Apesar de serem acordadas por lei pausas de, pelo menos, 15 minutos durante as jornadas de 4 a 6 horas, e uma hora para jornadas de mais de 6 horas, os gestores devem permitir pequenas pausas durante o período, além das pré-estabelecidas.

Ofereça benefícios como planos de saúde e tickets alimentação

Muitas companhias já oferecem esse tipo de benefício aos colaboradores, entretanto, é importante destacar que o direito a plano de saúde, vale alimentação ou refeição, além de descontos em empresas parceiras, são essenciais para promover o bem-estar de sua equipe.

Mesmo assim, existem algumas empresas que não oferecem os benefícios por considerarem despesas. No entanto, os benefícios devem ser vistos como um investimento, afinal, uma equipe segura e disposta fará com que o fluxo de trabalho seja mais eficiente, aumentando, inclusive, o número de vendas.

Incentive a prática de exercícios físicos

Além da preocupação com a saúde mental dos funcionários, o condicionamento físico é um dos principais fatores que asseguram a saúde de um indivíduo. Sendo assim, é fundamental que empresas incentivem a prática de exercícios físicos também no ambiente de trabalho, com o oferecimento de técnicas de alongamento ou ginástica laboral.

Neste sentido, a prática das atividades mencionadas possibilita uma melhor circulação, além da prevenção do desenvolvimento de lesões durante o trabalho. Com isso, é válido contratar um profissional, a fim de que os funcionários sejam orientados sobre as técnicas adequadas, bem como instruídos a respeito dos exercícios físicos a serem feitos individualmente.

Conte com equipamentos de qualidade

Visando contar com a segurança no trabalho, os equipamentos utilizados durante as operações devem ser regularmente trocados por novos e mais modernos. Desta forma, é possível definir um menor período de ajustes, além de possibilitar a eficácia e gestão de tempo dos processos.

Ainda assim, é importante frisar que a utilização de equipamentos de proteção individuais (EPIs) são fundamentais para garantir a integridade física de seus colaboradores, uma vez que processos mais complexos possuem um grau de periculosidade maior.

A Polifitema está sempre pronta para oferecer os equipamentos de melhor qualidade do mercado, bem como alertar seus parceiros sobre as principais práticas para garantir o bem-estar de sua equipe. Sua indústria pode garantir equipamentos como manilha, cintas para amarração, elevação ou movimentação de carga e muitos outros materiais essenciais para manter o bom de fluxo de trabalho. Clique aqui e saiba mais sobre nossos produtos no blog.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta