Fábrica própria SP/BRASIL

Supply Chain: o que é e como funciona?

Supply Chain: o que é e como funciona?

Como toda empresa, uma indústria de transportes também impõe objetivos para alcançar o sucesso de seu negócio. Desta forma, é possível utilizar alguns elementos a favor de sua gestão de modo mais eficiente, e um deles é o Supply Chain, termo em inglês utilizado para apresentar uma “cadeia de suprimentos”.

Pensando nisso, trataremos, neste artigo, sobre algumas formas de utilização do Supply Chain a fim de facilitar sua implementação no seu negócio, tendo como objetivo otimizar cada etapa de seus processos, abrindo espaço para novas parcerias de sucesso. Vamos conhecer melhor o assunto?

O que é o Supply Chain?

Também conhecido como cadeia de suprimentos, o Supply Chain é um termo que designa os processos pelos quais os produtos de sua indústria passam, cada caminho por eles percorrido. Ou seja, ele se faz presente desde o recolhimento da matéria prima até a entrega do material ao consumidor final.

O Supply Chain é um dos elementos que constituem a logística, sendo constituído,por sua vez, por diversos elementos: fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores. Sendo assim, ele se insere em todas as ações de compra dos produtos, como transporte, armazenamento, embalagem, venda e distribuição, dando suporte às operações.

Como funciona o Supply Chain?

Apesar de atuar, principalmente, no processamento e logística dos produtos distribuídos em uma indústria, a função do Supply Chain é ampliar os lucros e otimizar a produtividade de uma empresa. Desta forma, é fundamental que o gestor realize uma avaliação dos principais detalhes entre a cadeia de suprimentos e as atividades operacionais da companhia.

Para isso, é necessário também observar cada etapa de cada atividade, focando especialmente na distribuição dos produtos, visto que envolve um gasto maior. Deve-se realizar, ainda, um planejamento, a fim de melhorar a gestão, tornando-a mais eficiente para aumentar a produtividade.

Como aplicá-lo na gestão de sua indústria de forma eficiente

Ao aplicar o método da cadeia de suprimentos em sua indústria, é possível montar um planejamento mais eficiente, com base na compra e armazenamento de produtos, bem como o envio para os varejistas ou distribuição em lojas, até a entrega ao consumidor final pela transportadora.

Portanto, a gestão de Supply Chain na sua indústria possibilitará o controle de todas as etapas, desde a compra de mercadorias até a entrega aos clientes, incluindo possíveis devoluções ou trocas. Neste sentido, é possível analisar e buscar formas de melhorar os processos dentro da empresa.

Com a otimização de seus processos, também é possível abrir espaço a novas oportunidades de negócios, como investimentos que facilitem sua entrega e melhorem a produtividade de seu negócio. Um exemplo disso está na implementação de novos equipamentos de qualidade, como gancho para amarração de cargas, já que é necessário realizar uma troca constante de acessórios nos veículos de transporte para garantir a maior segurança de suas cargas.

Invista em parcerias de qualidade para a sua empresa

Pensando em garantir a melhor operação de sua transportadora, é interessante firmar parcerias com empresas que oferecem materiais de qualidade para garantir a proteção de suas entregas, bem como a minimização de perdas de cargas. Sendo assim, a Polifitema possui diversos equipamentos com qualidade garantida, como gancho para amarração de cargas, lingas de correntes e muitos outros para otimizar suas entregas e assegurar seus produtos e veículos.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas


Deixe uma resposta