Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Talabarte – Conheça mais um EPI usado na proteção de altura

Quem trabalha com atividades realizadas na altura, como limpeza de vidros de edifícios e outros, precisa fazer uso de alguns equipamentos individuais de segurança. Já falamos sobre alguns deles em outro post e hoje vamos falar especificamente sobre um determinado equipamento – o talabarte e seus tipos.

Se você ainda não conhece esse equipamento de proteção individual, chegou o momento de se inteirar sobre o que se trata. Nessa matéria vamos explicar para o que serve o talabarte de ancoragem e quais são os modelos desse item de segurança que estão disponíveis no mercado.

talabarte é um dos equipamentos vital para quem trabalha em altura a partir de dois metros. Esse item serve para conectar o cinto de segurança ao ponto de ancoragem e manter o trabalhador interligado ao local que está realizando o serviço. O talabarte é confeccionado em materiais como poliéster, nylon ou poliamida e com gancho de dupla trava, feito para dar total segurança ao trabalhador que realiza atividades em altura. Existem alguns tipos de talabarte, como o de proteção contra quedas e o talabarte de posicionamento. A seguir vamos considerar um pouco mais sobre os tipos de talabarte.

Quais os tipos de Talabarte?

-Talabarte Simples

O talabarte simples possui conexão simples, ou seja, possui somente um ponto de ancoragem. Esse tipo de talabarte é útil em situações onde é preciso se prender antes de se expor a situação de risco. Entretanto, a talabarte simples não pode ser usado como item de segurança em todas as atividades em altura. Por exemplo, o profissional que trabalha em andaimes precisa obrigatoriamente usar um talabarte duplo, ou seja, com dois ganchos nas pontas para locomoção.

-Talabarte Duplo

O talabarte duplo é composto de uma ancoragem para se conectar ao cinto absorvedor de energia, que amortece as quedas bruscas, e dois ganchos para ancoragem. Recomenda-se usar o talabarte duplo com cinto de segurança e mais de um ponto de conexão, já que esse tipo de talabarte não deve ser conectado nas costas do cinturão, mas sim na parte frontal do cinto. O talabarte duplo também torna possível a movimentação do trabalhador enquanto o mesmo está conectado ao dispositivo de ancoragem, alternando assim sua conexão em pontos de ancoragem.

Talabarte de posicionamento-Talabarte de Posicionamento:

O talabarte de posicionamento é usado junto com o modelo de talabarte simples ou duplo, pois ele não é um item de segurança contra queda de altura, mas sim de posicionamento. O talabarte de posicionamento é usado pelo trabalhador para ficar numa posição confortável e adequada, a fim de realizar, por exemplo, alguma atividade que seja preciso ter as duas mãos disponíveis. Esse acessório deve ser usado junto com um modelo de cinto que tenha o ponto de conexão na parte abdominal do cinturão, na maioria das situações também é recomendado usar o trava-quedas para ter a garantia de total proteção.

Compre seu Talabarte de Posicionamento na Polifitema

Agora que você já sabe quais os tipos de talabarte existem, deve querer saber onde encontrar talabartes para a proteção da sua equipe de trabalho em altura? A Polifitema possui talabartes de ancoragem de todos os tipos, todos os equipamentos possuem o selo de segurança do INMETRO e estão disponíveis para orçamento no site. Entre em contato com a equipe da Polifitema e saiba mais.

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema!

Confira: TRX Preço na Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta