Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Trabalho em altura: conheça a funcionalidade do mosquetão

Para realizar um trabalho em altura, é necessário o uso de equipamentos de segurança capazes de minimizar as chances e os impactos acidentes, bem como oferecer agilidade e precisão. Por isso, fique atento aos principais produtos e em suas respectivas funcionalidades, bem como o uso adequado de acordo com a atividade praticada.

Neste post do Polifitema, confira mais informações sobre o mosquetão – um item essencial para quem pratica escaladas e outros tipos de trabalho em altura. Confira:

– O mosquetão é um anél metálico com um segmento móvel, denominado gatilho, que se abre para permitir a passagem da corda. Esse tipo de equipamento costuma ser utilizado em esportes como espeologia, canyoning e escalada.

– As partes de um mosquetão podem ser divididas em: topo, espinha, base, nariz, trava, dobradiça. Geralmente, são fabricados em aço, alumínio e inox.

– Devido a uma maior resistência e durabilidade que o alumínio, o aço se destaca como a melhor opção para trabalho em altura. Contudo, é importante ressaltar que isso não significa, necessariamente, que os de alumínio não possuem uma carga de ruptura suificiente. Para quem usa o acessório em contato com água ou ambientes muito úmidos, o aço inox pode ser uma opção mais interessante, pois não enferruja.

– Existem diversos tipos de mosquetões. Veja abaixo as principais distinções:

Mosquetão de escalada sem trava: são utilizados quando é possível uma abertura rápida do acessório que não apresente um perigo para o usuário.

Mosquetão com trava de rosca: formado por uma rosca interna sobre o gatilho,  o que permite que – após o rosqueamento – o aparelho não se abra de forma involuntária. Confira o modelo disponível no portal Polifitema clicando aqui!

Mosquetão com travamento automático: similar às travas de rosa, o automático fecha sozinho quando, mediante uma mola, quando há um quarto de volta. Apesar de oferecer mais autonomia, sempre é importante realizar revisões.

Mosquetão com travamento semiautomático: funciona de maneira similar à trava automática, porém necessita uma só ação para abri-lo: giro sobre seu eixo.

– Além da trava para trabalho em altura, existem outras distinções entre os mosquetões. Trata-se dos tipos de formatos. Agor, veja os principais:

D: Em geral, são os menos caros. Proporcionam maior resistência do que os mínimos estabelecidos pelos órgãos certificadores ao mosquetão, o que acarreta em mosquetões menores e, por consequência, mais leves.

H ou HMS : Usado fundamentalmente em nós dinâmicos.

D ou Simétricos : Possuem a mesma forma e resistência nos extremos de seus eixos.

Mosquetões de abandono: Para paradas ou auto-segurança em que é necessário deixar o mosquetão para aumentar a segurança. Recomenda-se seu uso somente em situações atípicas, e não em uso regular.

 

Polifitema se preocupa com sua segurança e, por isso, conta com uma linha de produtos essenciais para sua proteção, como cinturões para trabalho em altura e mosquetões.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre esses e outros acessórios essenciais para o seu bem-estar nesse tipo de atividade. Antes de realizar o investimento, a equipe Polifitema estará pronta para tirar todas as suas dúvidas.

Conheça também: corrente grau 8, destaque na Polifitema!

Confira: Slackline Preço na Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta