Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Transportadoras: dicas essenciais para pequenas frotas

Assim como grandes e médias empresas, uma pequena transportadora conta com inúmeras responsabilidades no seu dia a dia. Por esse motivo, é preciso dar a máxima atenção aos detalhes, uma vez que o controle e a manutenção são dois fatores de suma importância para o sucesso do negócio.

Assim, é necessário fazer uma boa gestão de frota para tornar o setor mais eficiente e conseguir alcançar todos os objetivos almejados. Contudo, para que isso aconteça, é preciso atentar-se a alguns cuidados que são primordiais para a empresa, como criar estratégias que tornem mais simples e prático o controle de todo o processo de operação.

Atualmente, existem diversas formas para otimizar os processos e garantir resultados mais assertivos com uma gestão de frota mais eficiente. 

Conheça algumas sugestões que podem ajudar a otimizar os processos de uma pequena frota

A gestão de pequenas frotas demanda diversos cuidados. É uma área que conta com diversos fatores e desafios que precisam ser considerados para que esse tipo de negócio possa alcançar os seus propósitos e gerar mais lucros. Dentre eles, é possível citar alguns, como:

  • Redução de custos com combustível e manutenção;
  • Garantir a segurança da carga;
  • Assegurar a integridade do motorista.

Para aumentar a produtividade e conquistar melhores resultados em seu negócio, é só prestar atenção nas dicas abaixo.

Ofertar treinamento para os motoristas

Oferecer treinamento para os motoristas é essencial, uma vez que, depois de um tempo habilitados, uma boa parte desses profissionais fica distraída em relação aos conceitos de bom comportamento no trânsito, principalmente quando se depara com algumas situações específicas.

Para que isso não venha acontecer, é primordial que a empresa ofereça cursos e treinamentos periódicos e obrigatórios, de modo que os conceitos aprendidos sejam utilizados pelos motoristas em sua rotina de trabalho. Dessa forma, podem ser evitadas possíveis situações de risco e problemas futuros para a organização e para o motorista.

Adote um sistema de monitoramento

À medida que a frota aumenta, torna-se impossível não adotar um sistema de gestão. Por meio desse software, o gestor consegue acompanhar todas as informações, como, por exemplo, onde as cargas estão, qual tipo de mercadoria está sendo transportado, quais os motoristas condutores de cada veículo, entre outras.

Prevenção pela manutenção

A manutenção preventiva deve ser feita regularmente na gestão de pequenas frotas, uma vez que é necessário respeitar os limites de quilometragem ou o tempo de uso do veículo de acordo com as orientações da montadora. Fazendo isso, a empresa ajudará aumentar a durabilidade da sua frota, aumentando, assim, o faturamento e reduzindo custos desnecessários.

Utilize veículo adequados

Na visão de alguns gestores, o caminho mais curto é sempre o melhor, mas nem sempre pode ser essa a escolha certa. 

O caminho mais curto pode apresentar condições não favoráveis, como trânsito com engarrafamento e estradas em más condições. Além disso, pode oferecer altos riscos de acidentes, até mesmo roubos de carga e produtos. Para evitar esses tipos de problemas, é essencial fazer registros sobre as rodovias para, somente então, definir qual o melhor caminho a seguir.

Use o veículo adequado ao perfil de cada carga

É importante saber que cada tipo de carga demanda um modelo de veículo, como o peso, o seu estado, temperatura, suas medidas e demais características. 

Existem veículos que são próprios para circular em trajetos com mais índice de acidentes: a grande maioria deles conta com seguro e possui equipamentos de segurança adicionais. 

No caso de um trecho com grande incidência de roubo, por exemplo, um veículo que conta com sistema de rastreamento, câmeras e bloqueios remotos pode ser mais adequado a esse tipo de trajeto.

Lembre-se de que fazer o transporte de mercadorias não se relaciona somente a entregá-las ao cliente. Como já mencionado, envolve inúmeros fatores e, dentre eles, o tipo de equipamento que será utilizado nesse transporte, uma vez que é necessário garantir a seguridade da carga e do profissional responsável pela entrega.

A Polifitema é uma empresa especializada em diversos equipamentos de segurança, como a manilha para corrente. A empresa tem como prioridade oferecer aos seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar a todas as expectativas. Para saber mais dicas para otimizar sua pequena frota, clique aqui.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta