Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Transporte de cargas pesadas: evitando riscos

Acompanhe a importância dos EPIs para evitar riscos durante o transporte de cargas pesadas. Veja também como encontrar equipamentos, como gancho para amarração de cargas, pela internet.

Um dos maiores desafios no transporte de cargas pesadas reside na integridade física das embalagens.

O sucesso de um transporte de cargas não está apenas na entrega barata e pontual dos produtos, mas também nas condições das embalagens, para que tudo chegue intacto até o consumidor, sem danos que gerem a necessidade de trocas.

Garantir a integridade das embalagens é de responsabilidade das transportadoras, mas como realizar o procedimento com sucesso? Para isso é preciso ter organização e equipamentos de qualidade.

Saiba mais: Evitando danos à carga em atividades rotineiras de movimentação.

Como evitar riscos no transporte de cargas pesadas

Utilização de equipamentos e ferramentas adequados

Existem equipamentos e ferramentas que podem ajudar muito na redução de riscos de lesão ou avaria. Alguns exemplos que podem ser adotados são:

– Utilização de pallets de madeira para facilitar o manuseio de cargas;

– Empilhadeiras para movimentar e descarregar de forma mais rápida e segura;

– Cantoneira de plástico ou papelão para garantir proteção extra às mercadorias;

– Indicadores de impacto que mostrem se alguma das cargas sofreu colisões ou choques.

Maior reforço para cargas pesadas

O transporte de uma carga que conte com peso líquido maior que 30 toneladas exige equipamentos específicos. Os cavalos mecânicos devem ser reforçados.

Os reboques e semi-reboques pensados especificamente para esse tipo de transporte são: Carretas extensivas para cargas compridas; carretas tipo “lagartixa” para cargas altas; conjunto modulares com distribuidor de carga tipo gôndola; ou ainda viga para cargas de muito peso, como rotores, transformadores, etc.

Instrução do trabalhador responsável pelo carregamento

Os produtos presentes em uma carga passarão pelos cuidados de vários profissionais, desde a saída para o transporte até a chegada ao cliente.

Cada um desses funcionários deverá saber exatamente como manusear as embalagens para que tudo ocorra de maneira mais adequada possível.

Visto isso, é possível introduzir aos empregados um material informativo que deverá orientar os envolvidos, através de instruções básicas sobre o produto em questão, e a forma como precisa ser manipulado.

Na hora de projetar esse material, deve-se considerar que nem todos os profissionais estão envolvidos com a produção do produto desde o início, por isso certamente não sabem como proceder em todas as etapas.

Organização dos itens dentro do veículo

A logística de organização dos itens dentro do veículo é uma variável básica, porém, muitas vezes acaba sendo negligenciada, seja por falta de atenção ou por pressa dos responsáveis. Para evitar possíveis lesões durante o transporte, é necessário organizar as mercadorias de forma correta na carroceria do caminhão.

Os produtos mais pesados devem ficar sempre por baixo e, quando possível, o correto é preencher completamente o espaço, de forma que não fiquem brechas. Dessa maneira, a carga não terá como se movimentar durante o transporte.

Se não for possível, outra alternativa é amarrar as mercadorias para evitar a movimentação dos produtos, ou ainda utilizar sacos plásticos inflados com ar para ocupar os espaços vazios.

Durante o carregamento também devem ser consideradas todas as instruções de empilhamento, para que as caixas não amassem ou acabem danificando a mercadoria.

Encontre Gancho para Amarração de Carga pela Internet

Na Polifitema é possível encontrar diversos produtos especialmente elaborados para garantir a segurança, seja da carga ou do trabalhador com a linha de EPIs, como também produtos voltados para amarração, como gancho para amarração de carga pesada ou em transporte rotineiro.

Veja mais: Amarração de cargas | Eslinga de carga | Laço cabo de aço

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta