Fábrica própria SP/BRASIL

Transporte de cargas pesadas: informações importantes

Transporte de cargas pesadas: informações importantes

Todos os procedimentos relacionados ao transporte, movimentação e elevação de cargas exigem muita atenção e cuidado, e isso inclui, especialmente, os materiais pesados. Eles devem ser constantemente monitorados e manuseados da forma correta, sempre com o auxílio da cinta para carga. Nesse sentido, a amarração de objetos com maior peso requer uma série de ações que visam a segurança, integridade e otimização do processo.

A seguir, você encontrará informações sobre quais tipos de reforços uma carga pesada demanda, o que são consideradas cargas pesadas, como o seu transporte é realizado e por que o uso de cinta para carga é importante nessa técnica.

O que é considerado uma carga pesada?

Uma carga pesada, geralmente, inclui objetos que são transportados por caminhões e modais desse tipo. Assim, considera-se carga pesada aquela que demanda um maior esforço em sua movimentação e em seu trajeto: equipamentos industriais ou da construção civil, motores marítimos, guindastes, vagões, transformadores, cenários e palcos, veículos, aeronaves e embarcações.

Dessa forma, é necessário verificar se o meio de transporte utilizado para a transportação resiste ao tipo de carga, uma vez que exigem um maior esforço na suspensão do veículo, ampliando riscos de derrapagem e perda total da carga, além de aumentar a necessidade de força para frenagem, dependendo da capacidade de peso.

Como realizar o transporte seguro de cargas pesadas

Existem algumas medidas que devem ser adotadas para otimizar o trajeto e minimizar acidentes e riscos para a carga e o modal utilizado, como a avaliação das condições do veículo, peso ideal, sistema de rastreamento por GPS, análise de melhor rota para o percurso e a escolha de motoristas devidamente treinados para esse tipo de trabalho.

Aplicando os devidos padrões de segurança, é possível transportar cargas pesadas de modo eficiente e seguro, sem que o material seja comprometido ou perdido durante o trajeto. Como no Brasil o principal modal utilizado para o tipo de serviço é o terrestre rodoviário, deve-se atentar para os riscos nos percursos em estradas, que geralmente contam com o pavimento irregular, o que certamente implica em acidentes no local.

Dessa forma, é muito importante que as cargas sejam constantemente monitoradas, a fim de evitar perdas ao longo do trajeto, chegando em segurança ao seu destino. Além disso, cargas com peso líquido superior a 30 toneladas exigem reforço no transporte, com equipamentos extras no veículo utilizado, como carretas extensivas para objetos muito compridos, cavalos mecânicos reforçados, conjuntos modulares e projeção de reboques e semi-reboques.

Por que o uso de cinta para carga adequados é importante

Além de instruir os profissionais para o transporte adequado, bem como a obrigatoriedade de pausas para descanso durante o percurso, o uso do equipamento correto é fundamental para manter a integridade do objeto encaminhado. Desse modo, com a cinta para carga, que tem como função principal a fixação do material, é possível garantir sua segurança e amarração com firmeza para que não seja perdido ou danificado no caminho.

Como solução, a Polifitema dispõe dos produtos de melhor qualidade do mercado, com equipamentos de alta tecnologia para movimentação, amarração e elevação de qualquer tipo de carga, a fim de assegurar seus processos. Além disso, a empresa fornece dicas e informações úteis sobre as práticas de uso adequadas, visando manter seus colaboradores e parceiros atentos e seguros ao utilizarem seus materiais.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas


Deixe uma resposta