Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Treinamento em direção defensiva para seus motoristas vale a pena?

Entenda como um treinamento em direção defensiva é favorável para o motorista no seu dia a dia, para a empresa e para o empregador.

Podemos definir direção defensiva sendo a união de atitudes tomadas para prevenir acidentes de trânsito, considerando as ações incorretas de outros motoristas e situações inesperadas. Contribuindo também para diminuir as consequências caso um acidente aconteça.

Por isso, dirigir defensivamente é quando o motorista busca defender sua vida, a de outros motoristas e dos passageiros que ele transporta, estando em alerta para o que acontece ao seu redor. Ele respeita as leis de trânsito, as quais foram feitas para evitar acidentes e proteger o cidadão de qualquer adversidade.

A direção defensiva possui uma enorme importância, pois ela acredita que o condutor exerce um papel efetivo no que diz respeito à eliminação de possíveis acidentes. Ela tem como objetivo proporcionar um percurso sem falhas, mas deve ficar claro que a maior parte desse sucesso em uma viagem se deve ao motorista, o qual precisa pensar de que maneira vai dirigir e como vai agir no trânsito.

Tipos de direção defensiva e seus princípios

É possível classificar a direção defensiva em dois grupos, sendo eles:

Direção preventiva: é a atitude constante que o motorista tem com o intuito de prevenir acidentes.

Direção corretiva: é a atitude que o motorista desenvolve se for lhe apresentado alguma situação não prevista, a qual pode ocasionar um acidente.

Existem 5 princípios básicos e, com o conhecimento desses princípios, a direção defensiva se torna mais presente na vida dos condutores, aumentando a chance dá não ocorrência de acidentes. Juntamente com esses conhecimentos as ações tomadas serão mais eficazes. Confira:

Conhecimento

O motorista precisa ter conhecimento, por meio do código de trânsito brasileiro (dentro desse código é possível destacar as leis de trânsito), o veículo e os equipamentos de transporte e as condições adversas encontradas durante o percurso. São elas que aumentam as chances de acidentes.

Atenção

Esse princípio se refere à atenção que o motorista precisa ter durante o seu percurso, estando totalmente alerta e facilitando sua ação caso alguma situação inesperada aconteça. Se estiver devidamente atento, o condutor terá condições para tomar uma atitude se, porventura, um acontecimento externo levante possibilidade de acidente. Por isso, é importante evitar conversas, uso do celular e outras coisas que possam tirar sua atenção.2

Previsão

O princípio da previsão consiste em o condutor antecipar ou prever situações que estejam fora do seu controle e, mesmo dentro dessa situação, saber como agir de uma forma cautelosa. Se o motorista estiver realmente atento, as situações ficam mais fácil de serem previstas e evitadas.

Habilidade

A habilidade só é desenvolvida com aprendizado e prática do aprendizado. Algumas habilidades específicas precisam ser desenvolvidas pelos motoristas, principalmente para aqueles que desenvolvem essa atividade como profissão. São essas habilidades que tornarão possível a execução de manobras que venham a prevenir acidentes.

Decisão

É a capacidade que o motorista tem de realizar uma ação frente a uma ocorrência, sempre se baseando no conhecimento adquirido e suas habilidades e contando sempre com o uso do bom senso do condutor.

A importância do treinamento de direção defensiva para frotas empresariais

A direção defensiva, sem dúvidas, é algo de extrema importância no dia a dia. Com foco nas empresas, isso também precisa ser uma realidade efetiva e trabalhada para evitar qualquer situação indesejada que gere prejuízos, tanto para a empresa quanto para o condutor.

Com as mudanças que estão ocorrendo no mercado, surge uma necessidade de investir em melhoria contínua no setor da logística. O transporte de cargas é fator competitivo e estratégico, é preciso se preocupar com técnicas específicas para esse setor. Por esse motivo, o treinamento de direção defensiva para os motoristas é algo que se tornou fundamental.

Um treinamento vai minimizar os erros e aumentar a prevenção de qualquer situação que venha a gerar mais custos de transporte, maximizando, dessa forma, os resultados positivos. Treinar os condutores para se portarem devidamente em situações adversas vai resultar em viagens seguras, qualidade de serviço e otimização de tempo. Elaborar um treinamento de direção defensiva para frotas empresariais vale a pena!

Invista na segurança de suas cargas com a Polifitema

O investimento na segurança de suas cargas e da segurança do condutor é algo que resulta, tal como a direção defensiva, na maximização de resultados positivos. Afinal, transporte é um diferencial competitivo e estratégico no atual cenário comercial.

Na Polifitema, é possível encontrar todos os equipamentos que garantem a segurança da sua carga, como o gancho para amarração de cargas. Navegue pelo blog e tenha acesso a conteúdos relevantes para a segurança de sua carga.

 

Amarração de cargas / Fator de segurança / Carga seca

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta