Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Você sabe o que é um talabarte?

Descubra aqui o que é um talabarte, para que serve, e onde encontrar equipamentos de segurança com qualidade pela internet.

Já ouviu falar no cinturão de segurança Talabarte? Ele é muito importante e deve estar presente durante atividades realizadas em alturas. Veja aqui tudo sobre esse equipamento.

O que é talabarte?

Trata-se de um equipamento de proteção individual (ou EPI) usado para evitar quedas.

Esse acessório de proteção contra quedas é formado por: um dispositivo de ancoragem, um cinturão paraquedista e um dispositivo de união.

Como funciona?

No geral, o talabarte funciona como um dispositivo que possui a função de conectar o usuário (trabalhador ou esportista) ao local em que está ancorado (seja estrutura de trabalho ou envolvendo esportes radicais).

Imagine o talabarte como uma extensão, ou derivação, do cinto de segurança que é encontrado nas lojas de EPI, sendo vendido separadamente. No caso, o talabarte é conectado ao cinto que vai ser preso a um ponto de ancoragem seguro.

Esse conjunto de medidas (cinturão de segurança, talabarte e ponto de ancoragem) garantem a proteção contra queda. Existem atualmente alguns tipos de talabarte:

·         Talabarte Simples:

É o modelo com conexão simples, isto é, conta com apenas um ponto de ancoragem. No geral, é amplamente utilizado para situações mais favoráveis, que envolvem menos riscos, e o usuário pode se prender antes de se expor a qualquer tipo de perigo.

Neste caso, após completar a tarefa, o trabalhador sai da zona de risco e, uma vez em solo, pode desconectar do ponto de ancoragem.

·         Talabarte Duplo:

O modelo de talabarte duplo é feito em partes de uma ancoragem para se conectar ao cinto e amortecer uma queda brusca, e também por dois ganchos para ancoragem em alguma estrutura.

Trata-se de um talabarte mais caro do que o modelo citado anteriormente, porém com mais vantagens de segurança, sendo o seu uso obrigatório em certos locais de trabalho, como andaimes.

Recomenda-se, inclusive, usar o talabarte duplo com cintos de segurança que possuam mais de um ponto de conexão, já que não se trata de um modelo para conexão nas costas do cinturão, e sim na parte frontal do cinto.

Dessa forma, o talabarte duplo confere um deslocamento em que o usuário fica o tempo todo conectado a um dispositivo de ancoragem alternando sua conexão em dois pontos de ancoragem.

·         Talabarte de Posicionamento:

O talabarte de posicionamento é, geralmente, usado acompanhado do modelo simples ou do modelo duplo, e nunca sozinho, já que não é um equipamento para queda de altura, e sim para melhor posicionamento, isto é, sua função é garantir uma posição confortável e adequada para realização de tarefas que exijam, por exemplo, o uso de ambas as mãos.

Para tirar proveito do talabarte de posicionamento, é preciso estar com modelo de cinto que tenha ponto de conexão na parte abdominal do cinturão de segurança, e muitas vezes é indicado o uso de travaqueda para ter mais uma garantia de proteção.

Não pode-se afirmar qual é o melhor modelo de talabarte para cada trabalhador, já que são várias as funções desempenhadas pelos usuários. O importante é saber as funcionalidades de cada modelo e identificar qual o mais adequado para a demanda do trabalho.

Conte com a qualidade dos produtos da Polifitema e tenha mais segurança no trabalho

Na Polifitema você encontra modelos de talabartes para realização das mais diversas atividades. Lembrando que os produtos polifitema são todos produzidos de acordo com as normas e contém certificado de aprovação de qualidade.

Navegue pela loja online e confira todas as opções!

Confira: TRX Preço na Polofitema.



Deixe uma resposta