Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Você sabe o significado da SIPAT?

A SIPAT, ou Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, é muito importante, além de ser obrigatória. Veja aqui do que se trata e onde encontrar os melhores equipamentos para trabalho em altura.

SIPAT: o que é?

Trata-se de uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, e deve ser realizada uma vez ao ano.

Tem como premissa a realização de uma semana com palestras e informações voltadas à prevenção contra acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Principais Objetivos:

Busca orientar e conscientizar todos os funcionários com relação à empresa que trabalham e a importância da prevenção de acidentes e doenças no local de trabalho.

É preciso lembrar os funcionários desses valores aprendidos (que costumam cair no esquecimento com a correria do dia-a-dia), por isso da necessidade de se realizar anualmente.

Durante a SIPAT, são levantados assuntos que tratam da saúde e da segurança no trabalho, buscando a efetiva participação dos funcionários no evento, mas envolvendo também gerentes, diretores e familiares.

Obrigatória pela Legislação, a semana não deve ser vista como apenas mais uma medida a ser cumprida, mas sim como a continuidade de um trabalho voltado para a prevenção de doenças e acidentes. Lembrando que o ato de promover a saúde dos funcionários garante o aumento da produtividade e valorização da vida.

A Norma que trata da realização da semana não específica o tamanho da empresa ou quantidade de funcionários que precisa existir para tornar a SIPAT obrigatória, por isso considera-se uma atividade que deve ser cumprida por todas as empresas, independente de tamanho ou segmento.

Temas Sugeridos para a SIPAT

Não existe uma relação dos temas que precisam estar representados pela SIPAT, por isso separamos uma lista com aqueles que são considerados os mais pertinentes. Confira:

  • Como evitar acidentes de trabalho;
  • Como prevenir e combater incêndios;
  • Como evitar acidentes de trajeto;
  • Assuntos como tabagismo, alcoolismo e alimentação saudável;
  • Tudo sobre LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho);
  • Uso de recursos naturais de forma consciente;
  • Como tratar as pessoas cordialmente;
  • Importância dos Equipamentos para trabalho em altura (mostrar números de acidentes e mortes);
  • Por que se deve evitar uso de gambiarras no ambiente de trabalho;
  • Os riscos de quem faz o trabalho com pressa;
  • Mostrar ao funcionário que o poder maior de segurança está nas mãos dele;
  • Como evitar acidentes não sendo omisso (é importante que os funcionários estimulem uns aos outros para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e harmonioso. Quando uma pessoa monitora a outra, a segurança acontece naturalmente);
  • A importância de respeitar os limites do próprio corpo. Empresas que realizam trabalhos em altura precisam salientar esse ponto;
  • Por que nunca se deve retirar as proteções coletivas das máquinas.

Encontre os melhores equipamentos para segurança do trabalho na Polifitema

Na Polifitema você encontra diversos produtos do segmento de segurança do trabalho, com a qualidade e facilidade que precisa.

Confira todos os equipamentos para trabalho em altura e movimentação de cargas através da loja online!

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta