Fábrica própria SP/BRASIL

Cinto Paraquedista – O equipamento de segurança para trabalho em altura.

Dois homens trabalhando na parte externa de prédio usando cinto tipo paraquedista para trabalho em altura

O que é o Cinto de Segurança Tipo Paraquedista

Entenda como o cinto de segurança (cinturão de segurança) tipo paraquedista pode ajudar o trabalho em altura
Apesar do equipamento se chamar cinto paraquedista  ou cinto paraquedas, não se trata de um acessório usado por praticantes desse esporte radical. O cinto paraquedista  é um cinto de segurança para trabalho em altura, logo é indicado a profissionais que trabalham com risco de queda. Podemos ver o cinto de segurança paraquedista ser usado em setores de energia elétrica, telefonia, construção civil e até mesmo limpeza dos vidros de edifícios.

O cinto de segurança paraquedista é importantíssimo na prevenção de acidentes de trabalho em altura, pois ele é o responsável por conectar o profissional ao trava quedas. Estes dois itens de segurança são fundamentais, pois mantêm o trabalhador preso à corda e protegem sua integridade física.

O cinto tipo paraquedista é um dos equipamentos de trabalho em altura mais importantes que existem. Saiba mais sobre o cinto para trabalho em altura da Polifitema.

CINTO PARAQUEDISTA: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR.

O cinto paraquedista é um dos melhores equipamentos para trabalho em altura

É importante destacar que todo trabalho em altura requer cuidados obrigatórios, esses cuidados incluem o uso do cinto de segurança para trabalho em altura, também conhecido como cinto de segurança tipo paraquedista. O cinto de segurança paraquedista, por sua vez, deve estar de acordo com as normas regulamentadoras de segurança desse tipo de item, e possuir o selo do INMETRO NR35. A Polifitema, por exemplo, está há 23 anos no mercado de fabricação e comercialização do cinto paraquedista INMETRO NR35, oferecendo ótimas soluções para empresas que procuram por esse equipamento. E por que o cinto de segurança tipo paraquedista é importante? O cinto paraquedista INMETRO NR35 é um equipamento desenvolvido de acordo com as principais normas de segurança exigidas pelos órgãos responsáveis. O cinto paraquedista INMETRO NR35 é um item eficaz na prevenção de acidentes envolvendo trabalho em altura.

Solicitar Orçamento do cinto de segurança tipo paraquedista

COMO USAR O CINTO PARAQUEDISTA?

Mas não basta ter o equipamento, é preciso saber usar o cinto paraquedista e ajustá-lo da melhor maneira ao seu corpo. Geralmente, os funcionários que vão utilizar o cinto paraquedista, passam por um treinamento onde se explica como vestir o item de maneira segura e como aproveitar 100% a proteção e o desempenho do cinto paraquedista ou cinto paraquedas.

Alguns cintos de segurança para trabalho em altura possuem vários pontos de conexão para outros equipamentos, porém, estes pontos podem ter funções distintas como, por exemplo, os pontos de ancoragem único e duplo que são representados por etiqueta com a letra A. Os pontos que têm uma etiqueta com a letra S são para fazer suspensão em espaço confinado, já os pontos que têm uma etiqueta com a letra P são para posicionamento e restrição. Esses detalhes podem ser observados na figura abaixo!

Como usar o cinto de segurança tipo paraquedista

 

DICAS IMPORTANTES PARA CINTO DE SEGURANÇA PARAQUEDISTA

Saiba como aproveitar ao máximo seu cinto tipo paraquedista

É fundamental guardar o cinto de segurança paraquedista em local seco, limpo e longe da luz solar. Evite locais próximos a fontes de calor e não exponha seu equipamento a materiais corrosivos. As partes do cinto paraquedista em fita devem ser protegidas de objetos pontiagudos ou cortantes.

O cinto de segurança para trabalho em altura pode ser higienizado quando for necessário. Para isso basta lavá-lo com água morna e sabão neutro. A secagem deve ocorrer naturalmente e distante do sol.

Normas para Cinto de Segurança Paraquedista

O cinto tipo paraquedista deve seguir uma série de normas de segurança

Ao adquirir um cinto de segurança paraquedista a empresa deve estar atenta a detalhes extremamente importantes como:

-Norma ABNT NBR 15836: a fabricante precisa obrigatoriamente seguir os padrões estabelecidos por esta norma. São requisitos impostos pelo Ministério do Trabalho para que o cinto de segurança paraquedista seja capaz de cumprir funções mínimas para manter o colaborador seguro.

-CA: essa sigla representa o Certificado de Aprovação, emitido pelo Ministério do Trabalho. Quando o cinto de segurança paraquedista possui CA próprio, significa que foi aprovado em todos os testes realizados.

-Testes em solo: é importante realizar periodicamente testes e treinamentos em solo, testando o EPI (equipamento de proteção individual). Estes procedimentos auxiliam o profissional a tirar melhor proveito do cinto de segurança paraquedista.

Para mais informações sobre cinto de segurança paraquedista INMETRO NR35 entre em contato conosco. Nós, da equipe Polifitema, estamos prontos para ajudar!

POR QUE EQUIPAMENTOS DE TRABALHO EM ALTURA COMO O CINTO DE SEGURANÇA TIPO PARAQUEDISTA SÃO TÃO IMPORTANTES?

Por que equipamentos de trabalho em altura são importantes

Para entender como os trabalhadores acima de 100 kg podem se beneficiar com os equipamentos para trabalho em altura, devemos entender como funciona a mecânica de queda do trabalho em altura. Vamos imaginar que estamos em um carro na estrada, a aproximadamente 80 km/h. Ao acionar os freios de maneira leve, o veículo vai se deslocar em um espaço curto até parar completamente. Enquanto essa ação ocorre, o seu corpo irá sofrer uma leve projeção para a frente do carro.

Agora, se esse mesmo veículo, a 80 km/h, colide com um muro. Com esse impacto, o tempo de frenagem e o espaço de deslocamento é praticamente nulo, fazendo com que o veículo pare completamente enquanto seus ocupantes são projetados para frente de maneira brusca, seguindo o princípio físico da inércia, que afirma que “um corpo em movimento tende a permanecer em movimento”. Ao sofrer uma queda, sofremos a mesma ação física dentro do corpo. Nosso corpo é o veículo enquanto nossos órgãos são os ocupantes do carro sofrendo com a desaceleração.

A função dos equipamentos para trabalho em altura é criar pontos de distribuição de impacto no corpo do trabalhador que usa o EPI. Esses pontos de impacto estão ligados com um sistema de absorção de energia.

Saiba Mais sobre equipamentos para trabalho em altura como o cinto tipo paraquedista

Além do cinto de segurança paraquedista, veja abaixo alguns de nossos produtos a venda:

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema! Ou então saiba mais sobre o que é EPI.

Veja Mais

×