Fábrica própria SP/BRASIL

Como calcular a fixação da carga?

Como calcular a fixação da carga?

Para saber como calcular a fixação de carga, é preciso consultar a norma ABNT 15883 (cintas têxteis para amarração de cargas – cálculo de tensões), em que são especificadas as particularidades para realizar uma amarração.

Os requisitos mínimos visam ao dimensionamento adequado da amarração para um transporte e movimentação de cargas mais segura. Isso se aplica tanto aos meios rodoviários quanto aos fluviais ou marítimos.

Além das normas da ABNT, há também resoluções e requisitos do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que abordam as condições mínimas para a fixação e movimentação de cargas específicas, como granito, bobinas, chapas, toras de madeira, etc.

No mais, as boas práticas de transporte e movimentação de cargas indicam que a carga precisa estar ancorada no meio de transporte e que a fixação deve ser capaz de comportar determinadas porcentagens do peso total:

  • 80% a 100% do peso da carga para frente;
  • 50% do peso da carga para as laterais e traseira;
  • 20% do peso da carga para cima.

A Polifitema conta com cintas para amarração e movimentação de cargas, além de outros equipamentos para garantir que a movimentação, elevação e o transporte de cargas ocorram de forma adequada e mais segura.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe uma resposta

×