A NR 11 é uma Norma Regulamentadora (NR) que dispõe regras sobre a realização de determinadas atividades presentes nos mais diversos setores, envolvendo o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e cargas.
Entenda o que é a NR 11, sua importância, alguns dos principais requisitos e o que pode acontecer caso sua empresa não atenda ao regimento:
O que é a NR 11 e qual sua importância?
A NR 11 é uma NR desenvolvida para instruir empresas e indústrias dos mais diversos setores acerca das boas práticas durante o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e cargas.
Na NR 11 constam todas as obrigações e requisitos a serem seguidos de acordo com cada categoria de atividade logística.
Com relação à importância da NR 11, sabe-se que 90% dos acidentes de trabalho registrados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) poderiam ter sido evitados se as normas regulamentadoras fossem devidamente respeitadas.
Ou seja, as normas regulamentadoras, como a NR 11, são extremamente importantes para a integridade física dos colaboradores e minimizam riscos de acidentes de trabalho envolvendo falta de segurança.
Alguns dos requisitos de segurança exigidos pela NR 11
Há importantes requisitos de segurança dispostos na NR 11. São procedimentos que visam mitigar riscos e promover um ambiente de trabalho mais seguro aos colaboradores. Alguns dos principais são:
- Garantir que cargas perigosas sejam movimentadas e transportadas apenas por profissionais habilitados;
- Assegurar que veículos e equipamentos de segurança estejam em boas condições de uso para a operação;
- Promover informações e treinamentos para que os operadores utilizem os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequadamente;
- Isolar as áreas onde serão realizados os trabalhos envolvendo a movimentação, transporte e manuseio de materiais;
- Ter procedimentos claros de emergência para evacuação e combate a incêndios.
Quais são os riscos do não atendimento aos requisitos da NR 11?
Os requisitos da NR 11, quando não cumpridos, trazem uma série de riscos à empresa, além dos já mencionados acidentes de trabalho. Confira:
Acidentes de trabalho
Ainda sobre acidentes de trabalho, conforme estudo da ANAMT, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, sendo esse um dos principais riscos que empresas correm ao não respeitar a NR 11.
Os colaboradores devem ser devidamente treinados e capacitados pela empresa para efetuar o trabalho de forma segura e adequada.
Notificações
Os órgãos responsáveis por fiscalizar o cumprimento de normas regulamentadoras podem notificar a empresa caso entendam que o local não é seguro para os colaboradores. Na notificação haverá um prazo para que a situação seja regularizada.
Interdição
Outro risco é o de interdição, caso os fiscais concluam que a empresa não é capaz de fornecer aos trabalhadores as condições necessárias para se trabalhar com segurança.
Multas
Se mesmo após uma notificação a empresa não regularizar a situação do ambiente de trabalho, poderá sofrer uma multa pesada.
Em último caso, os dirigentes podem ter que responder judicialmente, principalmente se houver registro de acidentes.
NR 11: promova segurança do trabalho utilizando os equipamentos da Polifitema
A Polifitema atua há 30 anos no mercado de equipamentos de proteção e sabe a importância de cumprir a NR 11, fabricando todos os seus produtos de acordo com as normas regulamentadoras e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Aqui pelo site, você pode obter todas as informações sobre os equipamentos para o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e cargas, assim como fazer o download do catálogo.