Fábrica própria SP/BRASIL

Saiba o que é fator queda no trabalho em altura

Ilustração exemplificando em 3 passos o fator de queda.

Fatores de queda

Para explicar o fator de queda, devemos primeiramente entender o que seria isso e explicar também como se aplica tal fator de uma maneira científica, pois bem, o fator de queda (FQ) é um fator que não sofre alteração pelo peso do objeto, e muito menos o tempo, pois ambos pertencem a força gravitacional da Terra (10m/s²), o que realmente influencia e a altura em que o objeto se encontra, no caso que iremos citar é atura e suas variantes no fator de queda (FQ).

Já em trabalhos em altura, usamos o fator de queda (FQ), para relacionar a distância de queda e o comprimento da corda ou talabarte, esse fator foi criado para calcular a força exercida pelo corpo do trabalhador no momento de uma queda.

As normas de segurança NR são criadas para garantir que os profissionais tenham uma maior segurança durante seu trabalho, no caso do Fator de queda a NR 35 é a principal norma, ao utilizar um fator de queda NR 35 é possível ter um ganho expressivo na segurança do ambiente de trabalho. O Fator de queda NR35 contribui para a segurança do local

Fator de segurança

Além do fator de queda, o fator de segurança é outra informação importante para pessoas que desejam buscar equipamentos para trabalho em altura, especialmente na aquisição de cintas têxteis.

O fator de segurança é calculado com a divisão da carga máxima de ruptura de uma cinta têxtil pela sua carga máxima de trabalho. Devemos salientar que mesmo com um bom fator de segurança, a carga máxima de trabalho deve ser respeitada e nunca deve ser ultrapassada para manter a segurança dos materiais e profissionais.

Antes da criação do método de cálculo do fator de queda, paraquedistas abriam seus paraquedas e sofriam uma força de frenagem tão forte, que em muitos casos, sofriam até lesões permanentes, mas após um consenso mundial, considerou-se que uma frenagem de 600 KGf ou melhor dizendo, 600 quilogramas/força, para que não haja ocorrências como deste tipo, sendo que é o combinado até os dias atuais.

Identificando o fator de queda / pontos de ancoragem para trabalho em altura

Ilustração simbolizando o fator de queda menor que 1.

O ponto de ancoragem é vital para a segurança do trabalhador

Fator de Queda <1 ou FQ<1 é um fator que fará com que o trabalhador tenha um impacto menor no corpo, pois a trava queda ou equipamento de talabarte fica preso em ponto de ancoragem para trabalho em altura logo acima da cabeça. Recomenda-se ancoragem acima da cabeça.

Ilustração simbolizando o fator de queda 1.Fator de Queda =1 ou FQ=1 é um fator que o trava queda ou equipamento talabarte, fixa-se em um ponto de ancoragem para trabalho em altura situado ente ao abdômen, neste caso ocorrendo a queda do trabalhador, o impacto será equivalente ao tamanho do equipamento de proteção de queda e o impacto no corpo será ampliado. Recomenda-se ancoragem na altura da cintura, mas deve ser usado com atenção.

Ilustração simbolizando o fator de queda 2.Fator de Queda=2 ou FQ=2 é um fator que é considerado entre todos, o mais perigoso, pois nele o equipamento de talabarte ou trava queda é preso em um ponto de ancoragem para trabalho em altura abaixo dos pés, o que é altamente arriscado, pois caso ocorra a queda do trabalhador, o mesmo sofrerá um impacto equivalente 2 vezes o tamanho do equipamento de proteção de queda, ocasionando um impacto ainda maior no corpo. Recomenda-se ancoragem na altura dos pés, mas é usado somente em casos críticos.

O Fator de queda em Cinto de Segurança é algo vital, pois a escolha de um equipamento compatível com a quantidade de carga levada evita grandes transtornos e acidentes, de modo que o fator de queda para cinto de segurança deve ser um dos principais fatores a serem considerados durante o momento da aquisição.

COMO CALCULAR O FATOR DE QUEDA

Usa-se um cálculo específico, Zona Livre de Queda ou ZLQ, usado da seguinte forma:

ZLQ= Somatória de A+B+C onde:

A= Comprimento do talabarte com extensão do absorvedor aberto= 2,80m;
B= Distância da ponta dos pés ao ponto de conexão do cinturão= 1,50m;
C= Distância do solo até a ponta dos pés= 1,00m;

Chegando a substituição de todos valores: ZLQ= 2,80+ 2,00+1,00= 5,3m

Fatores de Queda em Vídeo

Criamos um vídeo explicativo com instruções sobre Talabartes e fatores de queda conforme a nova NR35 com os produtos Polifitema

 

A POLIFITEMA É ESPECIALISTA EM EPIS

O elástico tem uma função de reduzir a extensão para que haja melhor manuseio, e aqui na Polifitema, encontra-se diversos e excelentes acessórios, todos testados e aprovados pelo INMETRO, como por exemplo os Trava Quedas, que são acessórios essenciais na proteção dos trabalhadores que executam trabalhos em altura, os mesmos seguem padrões de segurança que a Polifitema segue com vigor, oferecendo o melhor em segurança para seus usuários.

Confira em: https://www.polifitema.com.br/trabalho-em-altura/

Confira mais sobre os equipamentos para trabalho em altura aqui.

Gostou dessa publicação sobre fator de queda e pontos de ancoragem? Confira mais sobre ponto de ancoragem e muitos outros no Blog Polifitema.

Até a próxima!

×