Fábrica própria SP/BRASIL

5 dicas fundamentais para evitar imprevistos na carga durante a viagem

5 dicas fundamentais para evitar imprevistos na carga durante a viagem

Quem trabalha com o transporte de cargas sabe o quão complexa é essa atividade, que demanda um planejamento completo, do momento que se sai das dependências de um local até chegar ao outro, que pode ficar, literalmente, do outro lado do país.

Entre tantos pontos a se pensar, eventuais imprevistos com a carga na viagem devem ser considerados como prioridade, tanto para proteger as próprias cargas quanto, em especial, a saúde e integridade do motorista e de todas as demais pessoas que estiverem nas estradas.

Para lhe ajudar, nós separamos 5 dicas práticas e que podem fazer total diferença. Confira e aplique-as o quanto antes!

Dicas para o transporte de cargas em viagens

A prevenção é fundamental. Portanto, não deixe-a de lado!

1 – Planeje os melhores caminhos

O planejamento de caminhos não é importante apenas para evitar trânsito, mas também por questões de segurança e integridade das cargas.

Quando se pensa com cautela no tema, a rota percorrida será a mais segura possível, de modo a reduzir as chances de se deparar com roubos, furtos e outras situações similares.

Além disso, as condições da estrada também devem ser consideradas, já que, quando elas possuem qualidade muito baixa, a integridade das cargas e a condução do caminhão podem ser prejudicadas.

2 – Tome cuidado com os horários

Ainda de acordo com a dica anterior, horários desfavoráveis podem ser altamente prejudiciais para transportar qualquer tipo de carga, não apenas em termos de segurança, mas também de sua integridade dentro do caminhão.

Como as condições de visualização são deficitárias à noite, em especial em pontos específicos do país, é importante, sempre que possível, optar por horários mais tranquilos. Assim, além da segurança, a estrada poderá ser visualizada com clareza, de modo que eventuais desvios sejam feitos adequadamente.

3 – Amarre as cargas com eficiência

O gancho para amarração de cargas é um dos principais aliados dos caminhoneiros, embora nem sempre se pense nisso. Quando utilizados adequadamente, os condutores sabem que o transporte será feito com segurança e que as cargas não sucumbirão em curvas, aclives, declives, frenagens bruscas e afins.

Além de preservar as cargas em seu perfeito estado, isso também permite que os caminhoneiros levem o caminhão com tranquilidade e confiança, o que interfere diretamente em seu desempenho.

4 – Invista em equipamentos e acessórios de qualidade

Além do gancho para amarração de cargas, os demais acessórios e equipamentos devem manter o mesmo padrão de qualidade. Mosquetões, argolas, triângulos, catracas, cintas, presilhas e afins devem ser desenvolvidos com materiais resistentes, sempre de acordo com todas as normas de qualidade aplicáveis.

5 – Sempre opte por veículos confiáveis e seguros

Por último, mas de forma alguma menos importante, deve-se investir na aquisição de bons veículos para o transporte, bem como em sua manutenção preventiva constante e em eventuais manutenções corretivas, que devem ser feitas o quanto antes.

Dessa forma, além de reduzir as chances de que o condutor tenha que parar no meio da estrada, muitas vezes longe de qualquer tipo de socorro, ele também evita acidentes, o que é ainda mais importante.

Efetue o transporte de cargas com excelência!

Cada uma das dicas citadas pode contribuir diretamente para a segurança na movimentação de cargas, o que também resulta em um aumento de produtividade da empresa e, assim, impacta positivamente até mesmo nas finanças da empresa.

Para ter acesso a um gancho para amarração de cargas de excelente qualidade, bem como em outros equipamentos e acessórios do tipo, conte com a Polifitema, fabricante com mais de 26 anos de experiência no mercado e toda a expertise necessária para oferecer o que há de melhor à sua empresa. Clique aqui para acessar o blog da Polifitema e conferir outros conteúdos relevantes e de qualidade!



Deixe uma resposta