Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

5 pilares de segurança para movimentação de cargas

A movimentação de cargas é algo que faz parte do mercado e é apenas por meio dela que é possível manter a produtividade da indústria sempre ativa, garantindo assim o crescimento para o setor e total eficiência da empresa. Por isso, é preciso que essa movimentação aconteça com o máximo de cuidado e qualidade possível, pois apenas assim irá garantir benefícios favoráveis para a indústria e também para os funcionários da empresa.

A falta de segurança para esse tipo de movimentação acarreta em diversos problemas que, muitas vezes, podem custar à saúde ou até mesmo a vida de alguém. Para que a sua indústria esteja sempre funcionando com o máximo de qualidade é preciso colocar a segurança em primeiro lugar e entender alguns pilares relacionados a ela.

1 – Conseguir verificar os riscos antes que aconteçam acidentes

Fazer a movimentação de cargas pesadas é algo perigoso, tanto para quem está relacionado de forma direta com a atividade, como também para quem encontra o veículo nas ruas ou nas estradas como os pedestres e outros motoristas.

Para preservar a segurança de todas essas pessoas e também a segurança da carga, é preciso ter um olhar crítico e que consiga visualizar os riscos com antecedência, assim será mais simples evitá-los.

O primeiro passo para conseguir fazer essa verificação com antecedência é seguir todas as normas da lei NR11. Outra forma que também ajuda muito é similar a movimentação dessa carga levando em consideração todo o trajeto que ela irá percorrer.

2 – Capacite os seus trabalhadores promovendo treinamentos

Existem muitos dispositivos que ajudam a deixar as cargas sempre bem fixas em cima do veículo, são acessórios de segurança obrigatórios que podem salvar vidas e evitar muitos acidentes.

Porém, se esses acessórios não estiverem fixados da forma correta, eles não irão cumprir o seu papel. Por isso é importante capacitar e manter os funcionários sempre bem treinados e atualizados. É crucial que apenas profissionais bem capacitados, treinados e com os devidos certificados sejam colocados para trabalhar com a movimentação destas cargas.

3 – Faça a manutenção dos acessórios e veículos com regularidade

Mesmo que os acessórios de segurança e os veículos usados para a movimentação de cargas sejam de última geração, é importante que as manutenções sejam feitas de forma regular, isso irá garantir que o funcionamento que tudo está perfeito e nas condições conformes para realização da atividade e assim, ter uma movimentação totalmente segura.

Fazer essa manutenção também é uma forma de verificar os riscos com antecedência, então não deixe para depois as manutenções necessárias.

4 – Conte sempre com os melhores equipamentos

Citamos no pilar acima que é fundamental fazer a manutenção de acessórios e também dos veículos. Mas, sempre tenha em mente que é preciso que tudo isso seja de alta qualidade.

Produtos de alta qualidade não dispensam a importância de fazer as manutenções regularmente, mas garante total segurança e essas manutenções serão preventivas, e não para consertar defeitos.

5 – O uso de equipamentos de segurança é indispensável

Existem equipamentos de segurança que deixam as cargas fixadas no veículo e o seu uso é indispensável. Alguns desses equipamentos são: fitas, gancho para amarração de carga, catracas fixas, correntes e muitos outros.

Para comprar todos esses equipamentos, entre no site da Polifitema. Eles contam com os melhores equipamentos de segurança que você poderia encontrar para a movimentação e elevação de cargas.

Clique aqui para continuar no blog e se aprofundar no assunto!

Veja mais: Cinta de Segurança para trabalho em altura | Eslinga | Trava Quedas

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta