Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

As classificações das carretas de carga: conheça os tipos

Para o Brasil, o trabalho dos caminhoneiros é muito importante, pois são eles os responsáveis por movimentar a economia brasileira. É por meio dos caminhões que os produtos seguem pelas mais diferentes estradas e regiões para que a carga chegue ao seu destino intacta e segura. Por essa razão, existe uma grande diversidade de tipos de carretas no mercado.

Para quem está pensando em aumentar a frota ou talvez entrar para o segmento, é essencial saber as classificações das carretas, isso servirá para definir quais são as cargas que poderão ser transportadas.

Se, por acaso, a sua intenção é a de apostar em um caminhão, é preciso levar em consideração a importância de manter sua manutenção, a fim de que não haja nenhuma complicação futura. Por isso, é preciso saber cuidar perfeitamente do seu veículo.

Saiba o que são carretas de cargas e quais são os modelos existentes

As carretas são equipamentos logísticos rodoviários e não contam com força motriz, além disso, são articuladas, em razão disso, são ligadas ao cavalo mecânico, que possui a cabine do motorista com motor e rodas de tração e semirreboque.

Tipos de carretas

Semirreboques não contam com eixos na parte dianteira, somente na região traseira, devendo ser ligados aos cavalos mecânicos. Existem nos mais variados tipos, sendo eles abertos (em forma de gaiolas, cegonheiras, plataformas, tanques), fechados no modelo baú, sendo um para cada estilo de carga, e possuem dois eixos. Quanto ao peso de carga, isso vai depender do reboque que será fixado a ele.

Carreta 2 eixos 

Esse tipo de carreta conta com dois eixos no cavalo mecânico, mais dois no semirreboque. Permite uma capacidade de 33 toneladas e apresenta 18m de comprimento.

Bitrem ou treminhão

Trata-se de uma combinação de veículos de cargas e contam com sete eixos que comportam o peso bruto de 57 toneladas. Quando esse equipamento conta com nove eixos, permite 74 toneladas, seu comprimento é de 30m e possui duas articulações.

Carreta 3 eixos

Essa carreta faz uso de um cavalo mecânico simples, dois eixos, um semirreboque contendo 3 eixos. Seu peso bruto é de 41,5 toneladas, tendo o comprimento de 18 metros. 

Carreta LS

Esse tipo de veículo possui a mesma concepção do cavalo mecânico, a diferença é que essa carreta conta com dois eixos, mas o traseiro é duplo. Quanto ao peso suportado, vai depender do semirreboque ligado a esse equipamento. 

Vale ressaltar que esse é um transporte de grande peso, no entanto, no asfalto, fica mais leve que o cavalo mecânico simples. Isso acontece devido ao fato dele possuir um número maior de rodas.

Esses são alguns dos tipos e classificações das carretas. Além dessas, existe uma diversidade no mercado. Caso sua intenção como proprietário seja inovar a frota, ou caso esteja entrando para a profissão de caminhoneiro, o ideal é investir no veículo de acordo com a atividade que irá realizar. 

A Polifitema é uma empresa especializada em diversos tipos de equipamentos para movimentação e elevação de cargas com segurança, como ganchos para amarração de cargas em sua frota escolhida, lingas e manilha para correntes. A empresa tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar todas as expectativas.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta