Fábrica própria SP/BRASIL

Colaboradores: saiba como elevar o bem-estar da sua equipe de transporte

Colaboradores: saiba como elevar o bem-estar da sua equipe de transporte

O colaborador é o ativo de maior valor dentro de qualquer organização. Zelar pela sua segurança, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho é uma obrigação de todo empregador, uma vez que esses fatores têm um impacto direto na produtividade de cada funcionário da empresa.

Em uma transportadora, isso não é diferente; o cuidado deve ser ainda maior se considerarmos os riscos que os profissionais do setor, como caminhoneiros, entregadores e outros membros ligados à atividade de transportes, estão expostos. Focar em treinamentos, impor o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e disponibilizar produtos de qualidade são ações completamente necessárias.

Treinamentos

A atividade de transporte de cargas exige dos funcionários o completo conhecimento de máquinas e processos. Para elevar o nível da qualidade do serviço e manter seus colaboradores atualizados, toda empresa deve investir em cursos de capacitação e reciclagem. Assim, além de estabelecer um padrão de aprendizagem, pode-se evitar acidentes e erros operacionais.

Cuidados na estrada

Assim como participar dos treinamentos, caminhoneiros e demais colaboradores devem seguir algumas recomendações básicas para realizar suas atividades de forma segura.

Postura na direção e bom condicionamento

Manter-se dirigindo por horas na mesma posição pode trazer problemas sérios à saúde. Para evitar dores e doenças derivadas da má postura, o motorista deve manter as costas sempre retas e as pernas em 90 graus. Aconselha-se fazer alongamentos para ajudar a circulação e prevenir câimbras. Exercícios aeróbicos, como corridas e abdominais, são indicados para melhorar o sistema cardiorrespiratório e ajudar a ter uma boa postura.

Proteção solar

Para quem vive na estrada ou atua a céu aberto, a exposição ao sol pode se tornar um problema. Usar filtro solar garante a proteção do corpo contra os raios ultravioletas causadores do câncer de pele, manchas e queimaduras, e ainda evita marcas de bronzeado indesejadas.

Sono e alimentação

Funcionário cansado e mal-alimentado pode oferecer riscos sem precedentes a terceiros e a ele próprio. Por isso, respeitar as horas de sono e não pular refeições são regras básicas e obrigatórias para quem atua no ramo de transportes.

Uso de EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual são primordiais não só durante a pandemia. O termo, bastante frisado para conter o contágio de Covid-19, vai muito além das máscaras. O uso desses itens no trabalho de transportadores inclui, ainda, cintos de segurança, talabartes, capacetes, luvas, entre outros. Também deve-se levar em conta componentes para amarração nos caminhões e veículos, a fim de garantir segurança nas estradas.

Cuidado no processo de movimentação de cargas

Crucial para a logística de um negócio, a movimentação de cargas é também um dos pontos que mais exigem cuidados e atenção no trabalho dos transportadores. Para garantir a segurança dos profissionais durante todo o processo, é necessário a utilização de equipamentos adequados para cada etapa.

Além disso, todos os elementos devem atender rigorosamente às especificações e ao padrão de segurança e qualidade. Para isso, a Polifitema possui uma linha de produtos totalmente voltada para a movimentação de carga. Com mais de 23 anos de experiência no mercado, a empresa é responsável por fabricar os mais variados equipamentos e acessórios para o transporte de carregamentos.

Veja mais: Cinto de Segurança paraquedistaCinta para cargaIçamento de carga



Deixe uma resposta