Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Como garantir uma redução de perdas em meu estoque? O que devo fazer?

Evitar perdas nos estoques e cargas vem sendo um desafio constante para muitas empresas. Esse tipo de problema pode ocasionar insatisfação nos clientes, e perdas monetárias envolvendo o custo final do produto, além de abalar a reputação da organização, devido ao estresse gerado.

O cliente, a empresa e a transportadora sofrem com as perdas, não sendo algo positivo para nenhum dos envolvidos. Mesmo sendo algo ruim, ainda acontece com recorrência. E os motivos causadores estão normalmente ligados aos erros nos processos e no planejamento logístico da empresa.

Dicas para reduzir as perdas de estoques e cargas

A redução de perdas no setor de logística vai ajudar no desenvolvimento da empresa como um todo. Pensando nisso separamos algumas dicas importantes, que vão auxiliar no alcance desse objetivo. Confira:

Embalagem

Cada mercadoria necessita de uma embalagem adequada e específica para comportá-la bem. Por isso, é importante ter embalagens de qualidade, que sejam resistentes e, principalmente, adequadas para a carga que será transportada. Isso irá evitar riscos de transtornos. As cargas fracionadas devem receber mais atenção. A maioria dos problemas acontecem com esse tipo de carga por causa da constante movimentação. Observar atentamente os processos de embalagens pode resultar na diminuição de muitas perdas.

Treinamento para os funcionários do setor

Dependendo do segmento da empresa, a diversidade de cargas será grande, demandando um cuidado maior por parte do operador na movimentação de cada carga. O deslocamento da carca precisa ser feito de maneira adequada, de forma a não danificar a integridade do produto. Quando o funcionário não está qualificado ou preparado para a atividade, poderá dedicar mais esforço do que o necessário, arriscando sua estrutura física, e poderá comprometer a mercadoria.

Por isso, é necessário proporcionar treinamentos com a finalidade de evitar erros comuns. A capacitação desses operadores vai deixar os processos mais eficientes e, consequentemente, evitará acidentes ou prejuízos de modo geral.

Controle de estoque

Ter uma gestão de estoques faz a diferença na logística, ajudando a minimizar as perdas dos estoques e das cargas. O processo de distribuição inicia-se pelo estoque, que passa as informações sobre quais produtos estão disponíveis, suas características, sua quantidade, e outras especificações importantes. Manter o controle do estoque pode ser um diferencial de eficiência para a distribuição dos produtos, evitando possíveis transtornos e perdas.

Processo de armazenagem

Nesse processo, o layout é importante e demanda atenção. É necessário organizar o armazém conforme a demanda de produtos. Tomando conhecimento acerca das mercadorias que saem mais e as que saem menos, é possível organizar o estoque de forma a facilitar a retiradas dessas mercadorias.

Possuir centros de distribuição também pode ser uma opção para as empresas que possuem capital e flexibilidade para isso. Localizando-os em pontos estratégicos, os quais contribuirão para a eficiência na entrega dos produtos, diminuindo, assim, as perdas.

Equipamentos adequados

Equipamentos adequados também fazem parte desse combo para minimizar possíveis perdas. Possuir equipamentos para transportar as cargas dentro do centro de distribuição, é importante. Muitas perdas acontecem durante a movimentação das cargas, algo que pode ser evitado com o uso dos equipamentos corretos.

Diminua as perdas de cargas utilizando equipamentos adequados da Polifitema

A redução de perdas no estoque é algo que irá diminuir de forma significativa os gastos a mais de uma empresa, evitando a insatisfação do cliente devido ao aumento no preço final do produto.

A Polifitema possui mais de 20 anos de experiência em movimentação de cargas, oferecendo diversos tipos de equipamentos que garantem a segurança, como o gancho para amarração de cargas.

Navegue pelo blog e tenha acesso a conteúdos relevantes para a segurança de sua carga.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta