Fábrica própria SP/BRASIL

Como higienizar EPI: o que sua empresa precisa saber?

Como higienizar EPI: o que sua empresa precisa saber?

Principalmente durante a pandemia da covid-19, a higienização de EPIs é fundamental. Uma vez que eles são responsáveis pela proteção dos colaboradores, bem como pela minimização de riscos à segurança e à saúde no trabalho, os equipamentos de proteção individual devem passar por manutenções constantes, a fim de garantir o bem-estar no ambiente de trabalho.

Para sua utilização, existe a norma NR-6, que defende a prevenção dos acidentes e doenças no trabalho, estabelecendo os dispositivos essenciais para uma operação segura. Neste artigo, você encontrará informações sobre as responsabilidades dos colaboradores quanto aos EPIs, a importância da manutenção dos equipamentos e como higienizá-los de maneira correta. Fique por aqui para saber mais sobre o assunto.

Responsabilidades dos colaboradores sobre os EPIs

Dentro de uma empresa ou indústria, cada colaborador é responsável pela conservação dos dispositivos de proteção individual, bem como sua higienização, até mesmo anteriormente à pandemia da covid-19. Dessa forma, eles devem ser utilizados somente durante as atividades que necessitam de uma segurança maior, de acordo com a regulamentação da NR 6.

Além da norma, a empresa define os cuidados necessários para o uso e manutenção dos equipamentos, ressaltando aos funcionários as alterações que julgarem impróprias, tanto para o ambiente de trabalho quanto para os próprios dispositivos individuais.

Por que é importante realizar a manutenção dos equipamentos?

A importância da higienização de EPIs e sua manutenção são indiscutíveis, uma vez que são fundamentais para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores. Portanto, é necessário que a empresa realize fiscalizações periódicas a fim de reduzir os riscos aos trabalhadores, verificando o estado dos equipamentos, como danos e limpeza.

Além de contar com boas condições de trabalho e avaliação frequente dos EPIs, ainda é possível oferecer treinamentos especializados para cada setor da empresa com o objetivo de assegurar as melhores práticas para otimizar o fluxo de trabalho com segurança. Além disso, a manutenção é importante, pois os processos de higienização de EPI garantem a proteção individual por mais tempo. Entretanto, quando o número de limpezas do EPI for acima do comum, é necessário revisá-lo ou substituí-lo, a fim de garantir as mesmas características de prevenção.

Confira também: Fábrica de EPI – Equipamento de Proteção Individual

Como higienizar os EPIs de forma adequada?

Para realizar a higienização de EPIs da forma correta, é preciso que os colaboradores sigam as principais recomendações de limpeza para cada dispositivo. No caso dos capacetes, a higienização garante, além da limpeza, a diminuição do desgaste, desde que sejam lavados com sabão neutro frequentemente.

No entanto, para os demais equipamentos de proteção individual, recomenda-se que a empresa entre em contato com o fornecedor e fabricante para seguir as orientações de higienização de cada item. Por exemplo, os óculos de proteção individual exigem um maior cuidado em sua limpeza, como lavagem com sabão neutro e água, armazenando-os com cautela para conservar suas lentes.

Para a limpeza das luvas, é necessário remover todos os resíduos de materiais ou sujeiras, além de verificar se existem rasgos ou furos, sendo necessário descartá-las nestes casos. Já as máscaras devem ser separadas dos filtros para a higienização de sua estrutura com água, secando-as com toalha descartável.

Durante a limpeza, é muito importante que os equipamentos sejam manuseados com cautela, visto que, se derrubados, podem ser danificados e, consequentemente, descartados. Após o procedimento, os EPIs devem ser colocados molhados em locais à sombra, e só deverão ser utilizados após a secagem completa, evitando a mofagem.

Bem como a higienização de EPI, é fundamental que sua empresa ou indústria realize a troca de seus dispositivos, a fim de garantir a qualidade de seus processos. Na Polifitema, você encontra os principais dispositivos para trabalho em altura, movimentação de carga, manilha e cinta de amarração de carga, visando a otimização de sua operação.

Desde 1992, a empresa é uma das referências no mercado, disponibilizando soluções para empresas e indústrias, sempre buscando formas de minimizar os impactos em meio à crise para seus clientes e fornecedores. Confira mais conteúdo sobre trabalho em altura no Blog.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta