Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Como lidar com o transporte de cargas e os fenômenos da natureza?

Confira alguns cuidados essenciais que motoristas que transportam grandes cargas devem tomar ao se deparar com o clima ruim durante o trajeto.

Qualquer pessoa está sujeita a situações inesperadas nas rodovias e vias, e muitas dessas situações apresentam riscos altos à vida. No caso de motoristas de caminhões que fazem o transporte de cargas, esses acidentes podem ocasionar efeitos mais graves, principalmente quando ocorrem chuvas fortes.

A chuva tende a dificultar a visão da pista e deixar ela molhada, comprometendo a estabilidade do veículo. O caminhão, por ser pesado e extenso, tem as consequências de um possível acidente drasticamente aumentadas.

A maioria dos motoristas se depara com situações complicadas referentes ao mau tempo nas estradas. Nessas situações, é preciso redobrar a atenção e garantir a segurança, sempre mantendo a tranquilidade para não perder o controle.

Lidar com situações climáticas durante o transporte de cargas

Confira essas dicas e aumente a segurança do motorista e das cargas transportadas:

Reduza a velocidade

A maioria dos acidentes acontece devido ao excesso de velocidade, isso vale para pista molhada ou seca. Na chuva, a orientação é andar abaixo da velocidade máxima permitida, isso vai diminuir as chances de um acidente. Quando o motorista está em alta velocidade na pista molhada, existe uma grande chance de acontecer o fenômeno de aquaplanagem.

Esse fenômeno acontece quando os pneus passam pela pista molhada e eles perdem seu contato com o asfalto. Por esse motivo, o veículo escorrega, muitas vezes tirando o veículo da pista e acertando outros que estão atrás. Não abusar da velocidade é importante.

Mãos ao volante

Diante de adversidades climáticas, nunca tire as mãos do volante. Retirar as mãos do volante é permitido apenas para trocar de marcha. Em situações de risco, é essencial manter as duas mãos ao volante, isso vai aumentar o controle que o motorista terá do caminhão. É importante manter a concentração na pista e evitar distrações.

Mantenha os faróis ligados

Durante o período de chuva, a visibilidade do motorista é muito comprometida e, dependendo do trecho, a presença de neblina densa dificulta ainda mais a direção. Por esse motivo, o uso dos faróis é necessário para ampliar o campo de visão, mas eles não podem estar altos, isso geraria um efeito contrário. O farol baixo é o certo, além de ser obrigatório nas rodovias em qualquer situação. Se o caminhão possui luzes de neblina, serão muito úteis também.

Evite ultrapassagens

As ultrapassagens são manobras arriscadas, mas muitas vezes necessárias. Contudo, sob chuva, é um manobra a ser evitada, com a pista molhada a chance de acontecer um aquaplanagem é muito maior devido ao aumento de velocidade para ultrapassar outro veículo. Preze pela segurança e não faça essa manobra em situações adversas.

Mantenha uma distância segura dos outros veículos

A junção de pista molhada e pouca visibilidade desfavorece o tempo de reação que o motorista precisa ter ao se deparar com um acidente. Por isso, procure manter uma distância maior dos veículos nessas situações. Evite as freadas bruscas e manobras arriscadas.

Realizar o transporte de cargas exige atenção, com a presença de fenômenos da natureza que surgem sem prévio aviso, o cuidado necessita ser muito maior. Ter equipamentos adequados para o transporte e a seguranças das cargas é algo que precisa ser avaliado antes da saída de cargas. Esses equipamentos são úteis para a segurança do motorista e para as cargas transportadas.

Garanta a proteção no transporte de cargas com a Polifitema

Ter consciência dos cuidados necessários a serem tomados em situações adversas de tempo são de extrema importância para garantir a segurança do motorista e das cargas. Portar de equipamentos específicos para esse transporte também colabora com a segurança.

A Polifitema possui diversos equipamentos para o setor de transporte de cargas, tais como as lingas e as correntes. São equipamentos de qualidade, que prezam pela segurança da carga, e garantem, dessa maneira, que elas cheguem ao seu destino sem defeitos.

Acesse o blog e leia informações que vão contribuir para a segurança na hora de realizar o transporte de suas cargas e orientação a serem repassadas aos funcionários que fazem o transporte.

Veja mais: Linha de vida móvel | Trava quedas | NR 35 Resumo

 

 

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta