Fábrica própria SP/BRASIL

É possível garantir a segurança da carga em situações adversas?

É possível garantir a segurança da carga em situações adversas?

O transporte de cargas é uma atividade que, literalmente, move o Brasil, já que é por meio dela que produtos, materiais e mercadorias podem ir de um lugar a outro. Porém, quando se trata de situações inadequadas no trajeto, o cuidado deve ser redobrado. Muitas empresas que trabalham com o transporte de cargas podem passar por esse tipo de situação. Por isso, conhecer dicas e sugestões que podem facilitar o trajeto e torná-lo mais seguro é essencial.

Pensando nisso, nós separamos algumas sugestões que podem ajudar no transporte quando se estiver em alguma situação inesperada. Assim, o desfecho da situação tende a ser o melhor possível!

Como manter a carga segura durante o transporte?

Do uso de um gancho para amarração de cargas até a escolha de bons trajetos, é possível amenizar os problemas e inconvenientes!

Realize as manutenções nos veículos usados no transporte

Seja em veículos novos ou mais velhos, é determinante que eles passem pelas manutenções necessárias, tanto preventivas quanto corretivas, de modo a evitar defeitos e problemas que possam prejudicar seu funcionamento. Pneus, motor, direção, freios e suspensão estão entre os itens mais críticos, mas todos devem passar por inspeções constantes, dado seu uso diário e constante.

Não exceda a carga máxima permitida

Cada caminhão ou veículo é autorizado a transportar uma determinada carga, a qual não pode ser excedida, não apenas para evitar multas, mas principalmente por questões de segurança do condutor, da carga e de todos que estejam na via.

Verifique qual é a carga que aquele caminhão pode transportar e sempre siga esse parâmetro, seja qual for a situação. Dessa forma, o tráfego das cargas ocorrerá da forma mais segura possível.

Planeje a logística com cuidado

Saber como organizar a logística da sua empresa de forma mais eficaz é essencial para proporcionar máxima segurança no transporte, já que o planejamento passa diretamente pela escolha das rodovias e trajetos que serão utilizados.

Faça uma pesquisa prévia com relação à qualidade das vias e suas condições de segurança, inclusive em horários de menor circulação, já que a segurança do condutor é muito mais importante do que das cargas. Se houver algum indicativo de que aquela região é perigosa e não houver outra alternativa de trajeto, então o ideal é trafegar por ela apenas em horários mais movimentados e programar os pontos de parada no caminho.

Invista em uma boa amarração de cargas

O cinto para amarração de cargas está entre os acessórios mais importantes para tal finalidade, assim como as correntes, catracas, fitas e dessecantes. Eles devem ser adquiridos de empresas especializadas, cuja qualidade seja devidamente comprovada.

Ao fazer isso, além de permitir que as cargas cheguem ao seu destino sem danos, a estabilidade do caminhão também é melhorada, o que por sua vez resulta em um trajeto mais seguro.

Tenha um transporte de cargas seguro e eficiente!

Ao colocar em prática as dicas citadas, a segurança será muito maior durante o trajeto, o que é benéfico para as duas empresas envolvidas no serviço, bem como para o condutor do caminhão, o veículo e os demais usuários da via.

A Polifitema é uma empresa especializada em equipamentos e acessórios para movimentação de cargas, entre eles o gancho para amarração de cargas. Com mais de 26 anos de experiência no mercado, os produtos oferecidos são desenvolvidos com máxima qualidade.

Veja mais: TalabarteCadeira SuspensaAmarraçãoBota para trabalho



Deixe uma resposta