Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Equipamentos de acesso e movimentação de cargas: fique por dentro

Toda empresa que estabelece como objetivo uma alta performance em suas obras deve pensar em uma série de boas práticas relacionadas à movimentação de cargas e equipamentos de acesso.

Afinal de contas, existem diversas alternativas disponíveis no mercado que, muitas vezes, impossibilitam os gestores a escolher os materiais mais adequados para seus projetos. Por isso, este artigo apresenta algumas dicas essenciais sobre o assunto. Confira abaixo:

Contratação

Antes de qualquer coisa, é necessário definir os detalhes e a tipologia do projeto. Como exemplo, vale citar que obras de construção na vertical pedem equipamentos diferentes de uma na horizontal, e confundir as duas coisas podem causar gastos significativos para a empresa.

Por isso, defina com precisão todos esses pontos e, em seguida, comece a pesquisar empresas que atendam requisitos de segurança e estejam em dia com suas regularizações de funcionamento. Seja para locar equipamentos ou comprá-los, pesquisar o histórico do fornecedor é essencial.

Andaimes

Móveis, suspensos, fachadeiros, tubulares, multidirecionais. Todo o tipo de obra em altura depende muito de andaimes, que podem ser de diversas funcionalidades e modelos. Esse tipo de material também contribui positivamente para a diminuição de acidentes, e por isso não deve ser negligenciado pelos gestores de obras.

EPIs

Tão importante quanto os andaimes são os Equipamentos de Proteção Individual, também conhecido como EPIs. Eles podem ser caracterizados como materiais indispensáveis para garantir a segurança durante o trabalho em altura, e incluem capacetes, botas especiais, roupas térmicas, óculos e outros produtos que variam de acordo com o local e tipo de obra.

Vale lembrar que esses materiais devem ser distribuídos gratuitamente aos colaboradores, que também necessitam de instruções quanto ao seu uso e conservação. Os EPIs entregues pela empresa precisam cumprir regras rígidas de segurança, que recebem normas específicas no País.

O não cumprimento das normas pode resultar em multas, e em casos de reincidência a empresa pode, até mesmo, sofrer complicações maiores, como interrupção total da obra e processos trabalhistas.

Produtos de Amarração, Elevação e Trabalho

Certamente, esse tripé de equipamentos deve estar funcionando perfeitamente para que seu projeto seja um sucesso. Quando falamos especificamente em produtos de amarração, nos referimos a correntes, policintas, conjuntos de catraca móvel, dessecantes, linhas, fitas avulsas, ganchos para amarração de carga, entre outros.

Já para elevação, é possível citarmos produtos como sling, eslingas tubulares, correntes grau 8, leg e ring. Por fim, além dos EPIs pessoais, é possível citar cinturões de segurança, trava-quedas, talabartes de ancoragem e muito mais.

Ao definir os aspectos da sua obra, você deve levar em consideração o uso de cada um desses materiais, que devem ser adquiridos de um fornecedor confiável e que siga à risca todas as regras definidas de segurança.

Desta forma, conheça agora mesmo a linha completa de produtos Polifitema. Há mais de 25 anos no mercado, a empresa conta com profissionais qualificados em padrão de segurança e conhecimento total do setor. Portanto, pode oferecer soluções indispensáveis para que os riscos de incidentes sejam reduzidos de maneira drasticamente.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta