Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Importância do planejamento na movimentação e elevação de cargas

Por conta de muitos acidentes que causam um prejuízo financeiro muito grande e até pior do que isso, acidentes que acabam sendo fatais para os condutores, os setores de economia estão se preocupando cada vez mais em relação ao planejamento na movimentação.

Quando se trata de cargas muito pesadas, qualquer intercorrência é extremamente perigosa para o condutor e também para o restante das pessoas que estão a sua volta.

Por isso é tão crucial ter um planejamento bem feito com pessoas que estão capacitadas a identificar se há perigo e chances de deslizamento da carga para que evite acidentes.

 

Como fazer um planejamento que ofereça segurança

Primeiro é interessante implementar o Rigging na elevação de carga. O Rigging é um estudo voltado para o içamento de cargas. Ele ajuda muito a ter mais segurança e diminui o nível de acidentes e assim, evita prejuízos.

Esse planejamento faz com que o profissional tenha certeza de qual material é ideal utilizar para manter a carga presa com segurança e também qual é ideal utilizar para realizar a elevação da carga.

Para implementar esse planejamento é preciso entender um pouco sobre cálculos que são mais complexos. Por isso é importante ter a ajuda de um profissional como engenheiro de obra da sua confiança.

Ele ajudará a montar todo um planejamento detalhado e através desse planejamento é possível saber qual guindaste é o correto para determinada carga, quais são os acessórios que tenham capacidade para aguentá-las e tudo o que diz respeito a segurança.

Uma outra forma de manter o planejamento sempre bem feito, é fazer treinamento com todos os profissionais da empresa que têm acesso a máquina com carga, é crucial que todos os profissionais envolvidos estejam altamente capacitados.

 

O que pode ocorrer caso não seja feito um bom planejamento

Mesmo que possa não aparecer muito na mídia, os acidentes voltados para o descontrole de cargas são muitos. A maioria deles acontecem dentro das empresas e por isso, é difícil aparecerem nas matérias nos canais de mídia.

Mas, mesmo que não seja noticiado, o problema está presente e acontece com frequência. Quando o planejamento é feito de uma forma que não atenda todas as necessidades e segurança, acontecem acidentes que podem acarretar em tragédias e também prejuízos.

Grande parte dos acidentes voltados para o mal planejamento tem a ver com a amarração da carga que não foi feita da melhor forma possível. Isso acontece porque infelizmente muitas empresas não se preocupam tanto com o que não está na norma.

Por exemplo, a norma NR-11 tem toda uma regulamentação que deve ser seguida. Já em relação ao planejamento de movimentação as empresas não têm prioridade em capacitar os profissionais para que consigam atender as necessidades evitando acidentes.

Isso não quer dizer que não exista nenhuma lei voltada para o planejamento. Existe normas de segurança que devem ser seguidas para evitar acidentes em relação ao trabalhador.

Além disso, existem algumas normas como a NR-12 e NR-18 que regulamentou a exigência de materiais de alta qualidade e equipamentos de segurança para que os trabalhadores consigam realizar suas funções de uma forma segura.

A importância dos acessórios nessas atividades que são consideradas de riscos, são essenciais. Na loja da Polifitema é possível encontrar acessórios para a movimentação de cargas e também cinta para a movimentação de cargas. Todas totalmente seguras e aprovadas.

Conheça a importância dos EPIs na Polifitema.



Deixe uma resposta