Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Importância do treinamento para o trabalho em altura

Para quem trabalha com altura, o uso de equipamentos como o cinturão de segurança é indispensável. Além dos equipamentos, fazer um bom treinamento é de extrema importância para que não ocorra nenhum acidente.

Existe uma norma que determina que trabalhos realizados a uma altura maior do que 2 metros já são considerados trabalhos de risco. Essa norma é a NR 35. Nela, é possível saber quais são as exigências que precisam ser respeitadas para realizar esse tipo de trabalho.

Locais de Trabalho Considerados Perigosos

 

Telhados

Trabalhar em telhados é um risco muito grande, já que cair de uma altura tão alta pode custar a vida do trabalhador ou deixá-lo gravemente ferido. Alguns telhados são um pouco inclinados e, com isso, se movimentar fica mais difícil.

Outro ponto que deve ser levado em consideração no momento de escolher o equipamento de segurança ideal para trabalhar em telhados é saber com qual material esse telhado é feito. Existem telhas, por exemplo que são extremamente finas e escorregadias. O uso de cinturões para trabalho em altura é indispensável.

 

Fachadas

Muitas empresas contratam pessoas para fazer a pintura, limpeza ou qualquer que seja a manutenção que precise ser feita em fachadas de prédios.

Ao contratar um serviço desse tipo, é preciso se assegurar de que os trabalhadores da empresa contratada estejam realmente capacitados da melhor maneira possível para atender às necessidades de uma forma segura.

É indispensável o uso de equipamentos de segurança individual para que a saúde do trabalhador esteja protegida contra acidentes fatais. Esses equipamentos e treinamentos devem ser oferecidos pela empresa contratada.

 

Andaimes Suspensos

Os andaimes suspensos ajudam no trabalho, mas também são extremamente perigosos. É preciso tomar muito cuidado ao montar o equipamento para o uso, pois se for montado da forma, errada o acidente pode ser fatal, pois a altura é muito grande.

O uso de cinturão de segurança, cadeira suspensa, trava-queda, capacete e outros equipamentos de proteção é indispensável para realizar trabalhos em andaimes.

 

Responsabilidades que Devem ser Tomadas

O empregador precisa entender que as normas da NR 35 devem ser cumpridas para que seus funcionários estejam seguros. O cumprimento de cada uma das normas deve ser cobrado de cada funcionário.

Além disso, o empregador também deve respeitar o direito do trabalhador de ter todos os equipamentos de segurança de qualidade à sua disposição, para o serviço que for.

Já o empregado precisa cumprir os seus deveres de uma forma segura e que atenda a todos os requisitos exigidos pela norma NR 35. Além disso, caso sinta que sua vida ou saúde está em risco, deve interromper o trabalho na hora.

Todos esses cuidados são de extrema importância, tanto para o empregado quanto para o empregador. O ponto mais crucial é sempre dar prioridade a bons treinamentos antes de colocar o trabalhador em risco e, sempre que houver a necessidade, aplicar novamente treinamentos para que fiquem ainda mais capacitados.

A empresa Polifitema é especialista em equipamentos de proteção. Nessa loja é possível encontrar cinturões para trabalho em altura, talabartes de ancoragem, trava-quedas, diferentes tipos de cinturão de segurança e vários outros acessórios indispensáveis no momento de realizar trabalhos de risco.

Confira: Cinto de Segurança Paraquedista na Polifitema



Deixe uma resposta